TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade do sistema ecológico

Projeto de pesquisa: Sustentabilidade do sistema ecológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

A agenda 21 pessoal tem como principal objetivo quatro tópicos. São eles: meio ambiente ,questões relacionadas à economia, grupos sociais e à saúde. Com isso também vamos trazer à consciência de cada individuo a necessidade da implantação da sustentabilidade na sociedade e a importância fundamental do papel de cada cidadão para o desenvolvimento desse processo para que o ambiente em que vivemos, os grupos sociais e a economia alcance a sustentabilidade desejada.

Agenda 21 pessoal

Baseado no meu estilo de vida e no ponto de vista que tenho da sociedade atual apresento aqui minhas principais ações da agenda 21 pessoal:

Meio ambiente

1-trazer à consciência de cada individuo a necessidade da implantação da

Sustentabilidade.

2- mostrar a cada cidadão a importância do desenvolvimento sustentável.

3-criar, ampliar e incentivar o uso de ciclovias.

4-investir em parques ambientais.

Sociedade

5-acelerar e ampliar o processo de inclusão social.

6- ampliação, conforto e agilidade no transporte público.

7- redução da carga horaria de trabalho.

Economia

8- redução do serviço terceirizado.

9-desenvolvimento econômico.

Saúde

10- expansão e qualificação no atendimento público e ampliação de upas.

A realidade que enxergamos no tempo atual, presenciamos uma degradação ambiental ,devido a falta de conscientização produzida pela frágil politica de preservação ao meio ambiente, que nesse período seco e muito quente, onde de fato deveria ser extremamente intensificado uma fiscalização e ampliação ao método de trabalho nessa área, somos testemunhas do descaso ao meio ambiente quando vemos as queimadas deteriorando o nosso ecossistema , prejudicando as vidas dos animais silvestres e ate mesmo em alguns casos provocando acidentes em rodovias. Nas ultimas semanas aqui em Anápolis-GO presenciamos duas queimadas que dificultou bastante quem passava pela BR 060 sentido Goiânia.

Com base nisso, no vídeo do rio +20 desafio da sustentabilidade e na agenda21 local do ministério do meio ambiente podemos ampliar o método de trabalho a preservação do meio ambiente trazendo à consciência de cada individuo a necessidade da implantação da sustentabilidade, mostrando que isso não é um projeto de politica pra ganhar votos, mas sim uma necessidade de investimento para preservação do nosso futuro tendo como base o desenvolvimento sustentável.

2. Desenvolvimento:

Devido meu comportamento relacionado ao ambiente que vivo ,aos grupos sociais onde estou inserido e de acordo com a realidade econômica em que me encontro tive um reflexão da importância da implantação da sustentabilidade que, até então, presumia ser uma responsabilidade diretas dos grupos políticos de uma região ou que um individuo de uma sociedade não tinha uma participação fundamental pra que essa implantação da sustentabilidade se consolidasse na sociedade.

Porem ,muitas são as atitudes que podemos tomar para atuar de forma consciente e sustentável no meio em que vivemos. Ações simples, como fechar a torneira aos escovar os dentes ou lavar louças, o chuveiro ao ensaboar durante o banho, varrer as calçadas ao invés de lavar, fazer o descarte correto dos lixos, resíduos tóxicos (pilhas e baterias) e medicamentos, evitar queimadas, rearborizar uma área livre, economizar energia, investir em energia solar, implementação de um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com