TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE SEUS CONHECIMENTOS EM HISTÓRIA

Por:   •  2/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CENTRO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO – CCE

DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – DEFE

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO  GERAL

DISCENTE:____________________________________________________________

1 . Levando em conta as discussões do capítulo introdutório, quais são as dificuldades de se fazer a história das sociedades primitivas?

2. Em que sentido dizemos que a tribo constitui uma sociedade sem classes? Explique a natureza da educação tribal usando os seguintes conceitos: mítica, espontânea, difusa e integral.

3 -Nas sociedades primitivas não havia uma escola ou espaço formal de ensino, porém, havia sim aprendizagem num processo educativo informal.  O objetivo da educação primitiva era transmitir através das cerimônias de iniciação, todas as informações necessárias para que houvesse o ajustamento do indivíduo tanto no lado físico como no social às necessidades daquele contexto.

Assim sendo, caracterize o processo de produção do conhecimento (informal) nas sociedades tribais.

4. Em que circunstâncias surge a necessidade da educação formal, ou seja, da educação escolar?

5. Considerando os ritos de passagem da infância para a vida adulta, é de supor que nas sociedades tribais não havia adolescência. Discuta a repercussão desse fato no processo de educação dos seus membros.

6. Explique em que medida a educação pela disciplina do castigo persiste até hoje, apesar de toda a discussão pedagógica em torno da sua condenação. Haveria saída para esse impasse nas sociedades complexas de hoje?

7. Embora a educação dos povos tribais fosse estritamente difusa, ainda hoje ocorre esse fenômeno, pela educação informal na família, na sociedade e até na escola. No entanto, ao longo de séculos, a escolas (colégios) acabaram adotando o papel e a responsabilidade de promover a educação formal das crianças, jovens e adultos em todos os países e culturas.

Você adotaria a educação formal a seus entes familiares? Se sim, porque? Se não, porque? Justifique sua resposta.

8 – Considerando nosso processo de formação inter-relacionado ao contexto histórico cultural ao qual estamos inseridos, explique: Como nos constituímos como sujeitos feitos de e no tempo/espaço?

09 - As informações contidas nas pinturas rupestres presentes em paredões, grutas ou cavernas espalhados por todos os continentes, ajudam até hoje estudiosos e pesquisadores a compreender as vivencias e experiências de diversos povos que viveram na pré-história ou mesmo nas comunidades tribais que vivem em pleno isolamento na atualidade. Outros povos adotaram a escrita pictográfica, outros a ideográfica, outros a iconográfica. Outros ainda adotaram a escrita alfabética, a exemplo dos Fenícios.

Considerando a afirmativa acima e os debates promovidos em sala, quais os contributos da invenção da “escrita” na história da humanidade?

10. Estudar a História da Educação é, estudar a educação e suas teorias no contexto histórico em que surgiram. Estudar a História da Educação é, estudar as relações que se engendram e se estabelecem entre os sujeitos de determinados grupos de pertencimento nos diversos segmentos que formam as sociedades, desde as mais simples (a exemplo da cultura rural), às mais complexas (a exemplo das sociedades urbanas).

Nestes termos, qual o papel ou importância da disciplina História da Educação no processo de formação de estudantes de cursos de licenciaturas

11. Quais elementos nos ajudam a compreender que nas “Sociedades Tribais”, a educação era difusa? Quais elementos nos ajudam a compreender que nas “Sociedades da Antigüidade Oriental”, a educação era (é) tradicionalista?

12 - “Há, pois, em Roma, uma ciência do direito; seu conhecimento é um precioso bem, ao qual aspiram muitos jovens romanos: abre uma promissora carreira; mais ainda que a eloquência, o direito aparece como uma panaceia, o meio de distinguir-se e ascender. Surgem, naturalmente, para atender a este desejo, o mestre do direito (magister iuris) e o ensino do direito.”. Com base na citação de Marrou, responda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com