TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas.

Por:   •  2/9/2021  •  Dissertação  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 10

 

 

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO EAD – POLO DE QUEDAS DO IGUAÇU

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

 

 QUELE TATIANE HOFFMANN

 

 

 

 

  

  

  

  

  

 

  

  

  

 

PORTFÓLIO INTERDISCIPLINAR: A formação

do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas.  

 

 

 

 

 

 

 

Quedas do Iguaçu

2021

QUELE TATIANE HOFFMANN

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 PORTFÓLIO INTERDISCIPLINAR:  A formação

do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas.

 

  

 

 

 

 

Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas do semestre.

  

 

 

 

 

  Quedas do Iguaçu

2021

SUMÁRIO 

 

 

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. INTRODUÇÃO

A gestão pedagógica é o processo de ensino-aprendizagem que funciona dentro das expectativas do Projeto Político-pedagógico da escola. Sua efetividade, baseia-se no envolvimento do corpo docente com os valores propostos, sendo essencial na gestão escolar efetiva, juntamente com a gestão da sala de aula.  Atenção e dedicação, são conjuntos de medidas que garantem aprendizagem significativa e quando um deles não funciona, toda a efetividade da escola é afetada (SILVA, et al., 2015).

Sendo assim, a educação é um processo que agrega valores e construção de relações sociais, sendo voltada para as transformações culturais da sociedade. Para que as práticas educacionais, na escola, possam ser efetivas, se faz necessário a conscientização, compreensão crítica e participação de toda a comunidade escolar.

Para promover o processo de aprendizagem, é importante que os alunos e professores tenham relação positiva, e que este professor apresente posicionamento no momento de aplicar o conteúdo, avaliação e desenvolver metodologias, permitindo aos alunos conhecimento, dando-lhes sentido ao processo educativo, como mediador do conhecimento, norteando a formularem opiniões sensatas, pois, a real importância do ensino não é a quantidade de aulas, mas sim, a qualidade.

Vale destacar que a partir do conhecimento sobre a História da Educação é possível compreender de onde veio a estrutura do Ensino Público no país e fazer relações entre as práticas educacionais, através da educação da época do Brasil Colônia e a Educação Pública dos dias de hoje (NEVES, et al., 2012).

Desta forma, o trabalho tem por objetivo, promover a reflexão sobre a necessidade de compreender o papel do professor e da escola como importantes e fundamentais agentes de formação educacional e social dos alunos.

 

 

 

  1. DESENVOLVIMENTO

Ao longo da história, a avaliação foi se modificando conforme os conceitos pré-estabelecidos nas tendências. Atualmente a avaliação da aprendizagem empregada, faz com que os alunos alcancem a nota esperada ao final do ano letivo e não a aquisição de conhecimentos, devido ao sistema de ensino estarem interessados nos percentuais de aprovação e reprovação dos alunos. Desta forma, faz com que o ensino se norteia nos fundamentos das tendências tradicional e tecnicista, onde os professores repassam os conteúdos a serem memorizados pelos alunos e aplicando provas como forma de pressioná-los a alcançarem resultados que assegurem a passar as etapas subsequentes na estrutura escolar (NASCIMENTO, et al., 2017).

 A avaliação ainda está pautada nos critérios que os professores acreditam e aprenderam, havendo continuidade e não ressignificação da problemática. Conforme a avaliação se centra em provas e exames, o professor deixa de auxiliar os alunos na identificação dos equívocos, não havendo um diagnóstico das dificuldades, limitando a melhoria na qualidade da aprendizagem.  

As concepções avaliativas estão pautadas em: classificatória, diagnóstica e emancipatória. Por mais que a emancipatória visa o crescimento e processos avaliativos por meio de feedback fornecido aos alunos, as práticas presentes nas escolas ainda são classificatórias. Embora saibamos que a formação continuada seja necessária é de suma importância aos professores, estes, ainda se limitam na atualização de práticas e aprendizado, por darem continuidade a trajetórias passadas (NASCIMENTO, et al., 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (85.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com