TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teóricos entre os séculos XVIII, XIX e XX

Por:   •  17/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.616 Palavras (15 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 15

Resumo

O trabalho se baseia na pesquisa dos teóricos entre os séculos XVIII, XIX e XX onde mostra sua vida, suas teorias e de onde surgiu cada pensamento, mostrando ao longo do mesmo que alguns pensadores influenciaram outros e até mesmo se auxiliaram entre si para surgir teorias. Isto gerou grande impacto e gera ainda na sociedade, política e filosofia. Retrata também que cada um escreveu obras aos quais são importantes para estudos até os dias atuais. Tais pensadores estão separados em correntes filosóficas (Liberalismo Econômico, Anarquismo, Socialismo Utópico, Socialismo Cristão, Socialismo Científico e Teorias Racias) e iremos ver que alguns ideias são contra outros.

Gobineau (14/07/1816 — 13/10/1882) 

[pic 1]

Sua frase mais famosa e uma das mais preconceituosoas usada pelo teórico é a seguinte: “Não creio que viemos dos macacos, mas creio que vamos nessa direção”.

Ele foi filósofo, escritor e diplomata. Suas teorias sobre o racismo foi considerada a mais importantes para quem estudava o tema no século XIX. De acordo com ele o processo de cruzamento de indivíduos seria uma processo que estaria levando a humanidade a cada vez mais a perdas de qualidades intelectual e físicas. No Brasil ele não se animou com nenhuma das características da sociedade, segundo ele o Brasil apresentava raças inferiores e não tinha futuro. Como diplomata ele atuou no Rio de Janeiro, Estocolmo, Teerã, Frankfurt, Hanover e Berna. Após publicar sua obra “Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas” ele conseguiu seu reconhecimento.

                           

Herbert Spencer (27/04/1820 — 08/12/1903)

[pic 2] 

Era um filósofo inglês,o principal representante do evolucionismo social. Ele deduziu a idéia de evolução na natureza antes mesmo que Darwin,que formulou a idéia de evolução das espécies. Aplicou à sociologia idéias que retirou das ciências naturais, criando um sistema de pensamento muito avançado para seu tempo.

Dizia que a escola tinha que ter como objetivo principal a formação do caráter.Incentivava o estudo da ciência.

E para ele existia uma lei fundamental que ele chamava de lei da persistência da força que era  a tendência natural de todas as coisas é, desde a primeira interação com forças externas, sair da homogeneidade rumo à heterogeneidade e à variedade.À medida que as forças vindas de fora continuam a agir sobre o que antes era homogêneo, maior se torna o grau de variedade.

Dizia que o mais apto sobrevivia perante a sociedade(darwinismo social) e que a natureza era a fonte da verdade.

Adam Smith (05/06/1723 — 17/07/1790)

[pic 3] 

Foi um economista e filósofo escocês, considerado como o que mais teve contribuição para a economia de livre mercado e principal teórico do liberalismo econômico.

A  liberdade econômica para que se iniciasse o avanço da iniciativa privada foi sua teoria principal sem que o Estado intervice. Com a concorrência entre os empresários o mercado regularia, gerando uma queda de preço e as inovações tecnológicas para melhorar os produtos e aumentar o ritmo de produção gerando lucro. Sua teoria foi muito importante para o crescimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.

Adam defendia o livre negócio dos empregados com seus contratos de trabalho. Principal obra foi “A Riqueza das Nações” escrita no ano de 1776. Nesse livro Adam procura diferenciar a economia política das ciências política, a ética e a Ciência do direito e da legislação. Mas sua principal idéia neste livro defendida é a de que o desenvolvimento e o bem estar de uma nação advêm do crescimento econômico e da divisão do trabalho. Denfende a livre concorrência econômica e a acumulação de capital.

David Ricardo (18/04/1772 — 11/09/1823)

[pic 4]

David Ricardo exerceu uma grande influência tanto sobre os economistas neoclássicos, como sobre os economistas marxistas, o que revela sua importância para o desenvolvimento da ciência econômica. Em suas obras incluem a teoria do valor-trabalho, a teoria da distribuição (as relações entre o lucro e os salários), o comércio internacional, temas monetários.

A principal idéia levantada por ele nessa obra trata da distribuição do produto gerado pelo trabalho na sociedade. Segundo ele, a aplicação conjunta de trabalho, maquinaria e capital no processo produtivo gera um produto, o qual se divide entre as três classes da sociedade: proprietários de terra (sob a forma de renda da terra), trabalhadores assalariados (sob a forma de salários) e os arrendatários capitalistas (sob a forma de lucros do capital). O papel da ciência econômica seria o de determinar as leis naturais que orientam essa distribuição.

A sua teoria das vantagens comparativas constitui na base da teoria do comércio internacional. Demonstrou que duas nações podem beneficiar junto do comércio livre, mesmo que uma nação seja menos eficiente na produção de todos os tipos de bens do que o seu parceiro comercial. Ricardo defendia que nem a quantidade de dinheiro num país, nem o valor monetário desse dinheiro, era o maior determinante para a riqueza de uma nação. Segundo o autor, uma nação é rica em razão de muitas mercadorias que contribuam para o bem-estar de seus habitantes.

A equivalência ricardiana, é um argumento que sugere que em certas circunstâncias, a escolha entre financiar as despesas através de impostos ou através do déficit não terá efeito na economia.

Robert Owen (14/05/1771 — 17/11/1858)

 [pic 5]

Ele se tornou um dos mais importantes socialistas utópicos diante de criação de varias comunidades industriais.

A comunidade passou a ser integrantes pertencentes a mesma classe. Em 1824 se transferiu para os Estados Unidos afim de colocar suas ideias para eles.

Suas principais ideias eram : proporcionar ao operários melhores condições de habitação e trabalho, alem do bens de consumo a preço mais acessível e educação para os filhos. Nasceu da própria experiência em uma fábrica de fios de sua propriedade em New Lanark, na Escócia começou a organização de serviços comunitários de educação, saúde e assistência social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com