TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE SISTEMAAS

Por:   •  5/7/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal de Lavras

GAC107 – Paradigmas de Linguagens de Programação

Profa. Ana Paula Piovesan Melchiori

Aluno: Eduardo Oliveira Gomes

1- Explique o motivo de existem tantas linguagens de programação, sendo que não existe uma linguagem geralmente considerada melhor que as outras.

O motivo por existir uma grande variedade de linguagens é a finalidade para qual cada uma delas foram desenvolvidas e cada uma dessa linguagens apresentam vantagens e desvantagens em certos aspectos.

2- O tratamento de erros é algo que dificulta a escrita de programas. Quais são as vantagens de se usar manipulação de exceções?

As vantagens do uso de tal método são, separar o código de tratamento de erros de código, deixando o código principal mais limpo, agrupar e diferenciar tipos de erro, resolver erros similares com um único bloco entre outras vantagens.

3- Qual a diferença entre uma linguagem tipificação forte e uma com tipificação fraca. Cite um exemplo de linguagem de programação de cada categoria.

Uma linguagem de tipificação forte é aquela que não consegue definir automaticamente o tipo de uma variável dentro do programa. Já uma linguagem de tipificação fraca, consegue automaticamente definir o tipo da variável, sem que o programador precise especifica-lo. Um exemplo de uma linguagem de tipagem fraca, seria Java Script. E um exemplo de uma linguagem de tipagem forte, seria C++.

4- Explique o que é o recurso de sobrecarga.

A sobrecarga é importante para a redução de código, simplicidade, flexibilidade, etc. É um recurso que consiste em especificar mais de um item com o mesmo nome no mesmo escopo. Alguns exemplos de recursos são: a sobrecarga de operador, sobrecarga de métodos e a sobrecarga de subprogramas.

5- Subprogramas não são valores. Ainda assim, é útil que sejam passados como parâmetros ou armazenados em variáveis. Explique.

Subprogramas podem ser passados por diversos parâmetros, que seriam a passagem por valor, passagem por resultado, passagem por valor-resultado, passagem por referência e a passagem por nome.

6- Algumas linguagens têm um recurso de tipos genéricos para criação de subprogramas genéricos ou estruturas de dados genéricas. Explique as situações em que tal recurso ajuda na programação.

Linguagens como Java e C++ possuem o recurso de tipo genérico, que possibilitam a criação de subprogramas genéricos e estruturas de dados genéricas. O estudo da Orientação a Objetos, o polimorfismo e outros mecanismos que existem na linguagem, facilitam bastante a utilização de tal recurso. Esse recurso pode ajudar muito na programação, tendo em vista que facilita muito o trabalho de um programador. Suponhamos que seja criada uma pilha de maneira genérica, a mesma conseguirá armazenar qualquer tipo de elemento especificado, sem exigir que o código seja alterado.

7- Discuta a passagem de parâmetros de subprogramas em linguagens de programação, apresentando elementos de diferenciação entre as mesmas.

A passagem de parâmetros em subprogramas pode ser por valor ou por referência, na passagem por valor apenas o valor da variável é passado ao subprograma e após o encerramento do mesmo a variável não é alterada, já na passagem por referência o endereço de memória da variável é passado ao subprograma e após a execução da sub-rotina o valor da variável pode ser alterado.

8- Discuta sobrecarga de subprogramas em linguagens de programação, apresentando elementos de diferenciação entre as mesmas.

 Em algumas linguagens é possível que existem vários subprogramas com mesmo nome, desde que eles estejam organizados corretamente com parâmetros diferentes para cada situação. Isso é válido em C++, C#, Java e Ada.

9- Utilizando uma linguagem imperativa, escreva expressões algébricas

correspondentes aos seguintes comandos:

a) A soma dos 5 primeiros inteiros positivos.

[pic 1]

b) A idade média de Sara (idade 23), Mark (idade 19) e Fátima (idade 31).

[pic 2]

c) O número de vezes que 73 cabe em 403.

[pic 3]

d) O resto de quando 403 é dividido por 73.

[pic 4]

e) 2 à 10a potência.

[pic 5]

f) O valor absoluto da distância entre a altura de Sara (54 polegadas) e a altura de Mark (57 polegadas).

[pic 6]

10- Com relação ao trecho de código (Código 1), a seguir, discuta:

A- Afirmação está correta, pelo fato de que não existe a definição de tipo junto com a declaração da variável.

B- Afirmação está incorreta, nesse caso a conversão foi de estreitamento, uma variável que aceitava casas decimais agora foi reduzida para uma que aproximação inteira, sem casas decimais.

C- c = (x**2)*(y/4);

D- c = 275;

11- Com relação ao uso de subprogramas, discuta as seguintes afirmações:
a) Subprogramas podem desviar o fluxo de execução de um código.

Correto, subpogramas retornam um valor e executam ações independente de função principal.
b) Subprogramas agrupam trechos de código, tornando o programa mais legível.

Correta, subprogramas servem para organizar o código, deixando a função principal mais “limpa”, agrupando trechos de código dentro de si mesmo e apenas sendo chamado na principal.

c) Subprogramas é uma técnica que causa problemas na confiabilidade do código, mas é necessária.

Incorreto, uma vez que aumentam a confiabilidade, legibilidade, reuso e manutenibilidade do código.

d) Subprogramas geralmente, podem definir o tempo de vida e escopo de variáveis.

Correto, eles podem criar variáveis que possuem “vida” apenas dentro do subprograma, não podendo ser utilizadas em outras áreas do programa


e) Subprogramas podem receber parâmetros por valor ou por referência. Na passagem de parâmetro por referência, a variável referenciada poderá ter seu valor alterado pelo subprograma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (154 Kb)   docx (92.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com