TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendência Liberal Renovada Progressivista

Por:   •  16/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  4.320 Visualizações

Página 1 de 3

Tendência Liberal Renovada Progressivista

A pedagogia renovada progressivista emerge no final do século XIX em oposição á Pedagogia Tradicional. A pedagogia renovada progressivista tem suas variantes que incluem características de uma pedagogia viva, baseada em John Dewey filósofo norte americano, pedagogista e principal representante do movimento da educação progressiva. Para Dewey, a educação é uma necessidade social e através disso as pessoas precisam ser aperfeiçoadas para que o prosseguimento social aconteça. De forma a oportunizar o andamento de suas ideias e conhecimentos.

O Movimento da Escola Nova, considerado “tradicional” os seus defensores lutavam por diferenciar-se das práticas pedagógicas anteriores as ideias do modelo escolanovista foram inseridas em 1882 por Rui Barbosa (1849- 1923) no Brasil. Inspirado por Dewey a tendência ainda é muito evidente nos dias atuais assim como no ensino da Educação Infantil e incluído em outros modelos pedagógicos.

O fundamento teórico inicia-se a partir da Psicologia do desenvolvimento e das Teorias de Jean Piaget, Nesta tendência são evidenciados os processos mentais e as habilidades cognitivas do que os conteúdos prontos. Trata-se do “aprender fazendo”, onde é mais importante a obtenção do saber do que o mesmo propriamente dito. É valorizado as trocas experimentais, as ações, a descoberta, o estudo do meio natural e social, solução de problemas, ou seja, valoriza-se a etapas gradativas de que o individuo aprende executando no seu tempo. Nessa perspectiva Libâneo evidencia o objetivo da cultura como exercício das aptidões individuais.

A aprendizagem individual torna-se uma auto-aprendizagem, o ambiente estimula e contribui para que esse o mesmo ocorra, nesse processo retém a descoberta pessoal, o que é agregado tem a contribuir para que o mecanismo cognitivo seja inserido em novas situações e segundo Piaget, inicia-se a consciência. O modelo pedagógico permaneceu durante muito tempo e permaneceu a escola tradicional incluída na tendência liberal tradicional. Desde então essa tendência foi inovada e reestabelecida como tendência renovada progressista e com a criação do movimento da escola nova tornou-se tendência renovada não-diretiva.

O papel da escola precisa demonstrar interesse pelo que é apresentado através do aluno, mas não deixando de perder sua essência e dando atenção as exigências da sociedade para que a construção do conhecimento seja recebida e promovida.

A relação professor-aluno é estabelecida e adequada ao desenvolvimento das experiências desse aluno valorizando os processos mentais e sempre com o objetivo chave de que esse aluno precisa estar envolvido no “aprender fazendo
“ nesse caso o professor ele é um facilitador que incentiva o desenvolvimento livre.

As metodologias a partir de trabalhos em grupos, atividades desafiadoras e motivadoras contribuem para essa construção de desenvolvimento que tem como base o “aprender fazendo”.

Os conteúdos de ensino são construídos entre as experiências, descobertas, convivência social. Nesse caso os processos mentais são respeitados e considerados.  

A Tendência Liberal Renovada Progressivista existe pra uma escola que dê espaço e voz pro aluno, tornando essa auto-aprendizagem livre e espontânea sempre tendo o aluno como centro de forma à contribuir elevando o coletivo e não somente o individual, respeitando espaço e tempo de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com