TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O técnico-tendência liberal Escola e Democracia

Seminário: O técnico-tendência liberal Escola e Democracia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Seminário  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Tendência Liberal Tecnicista

Escola e democracia

O livro 'Escola e democracia' faz uma exposição das teorias pedagógicas de ensino (pedagogia tradicional, pedagogia nova, pedagogia tecnicista, teoria sistêmica do ensino como violência simbólica, teoria da escola como aparelho ideológico de Estado e, por fim, teoria da escola dualista). O título 'Escola e democracia' é justificado pela questão permeada em todas as teorias da marginalidade, do abandono escolar, da escola para todos, das propostas de cada teoria para a educação universal e das políticas públicas existentes para funcionamento dessa escola para todos e de todos, ou seja, democrática.

Pedagogia Liberal

Na Pedagogia Liberal a escola tem como função, preparar os indivíduos para o desempenho de seus papéis sociais e sempre de acordo com as aptidões de cada um.

Pedagogia Liberal Tecnicista

Foi introduzida no Brasil, entre 1960 e 70. O homem é considerado o produto do meio, a sua consciência é formada pelas suas relações com os outros.

Na escola o objetivo era adequar o sistema educacional as propostas econômicas e políticas, que na época era o regime militar, preparando-os para a mão-de-obra, para o mercado de trabalho.

Adequando as exigências da sociedade industrial e tecnológica, preparando o indivíduo para o mercado, onde é valorizada a tecnologia e não o professor. O professor é somente um elo entre os ensinamentos e o aluno.

Papel da Escola:

Funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas, tal indivíduo que se integra na máquina social. A escola atual assim, no perfeiçoamento da ordem social vigente.

Conteúdos de Ensino

São informações, princípios científicos, leis estabelecidas e ordenadas numa seqüência lógica e psicológica por especialistas.

É matéria de ensino, aquilo que ao conhecimento é observável e mensurável com uma ciência objetiva eliminando qualquer sinal de subjetividade.

O material instrucional encontra-se nos manuais, nos livros didáticos, nos módulos de ensino, nos dispositivos audiovisuais, etc.

Métodos de Ensino

São procedimentos e técnicas usadas para assegurar a transmissão para a recepção de informações. O professor deve modelar respostas objetivas.

A principal tarefa do professor é conseguir o comportamento adequado pelo controle do ensino (chamar a atenção do aluno nas explicações), através da tecnologia educacional, que é a aplicação sistemática de princípios científicos comportamentais e tecnológicos aos problemas educacionais.

Os sistemas instrucionais possuem três componentes: objetivos instrucionais operacionalizados em comportamento observáveis e mensuráveis, procedimentos instrucionais e avaliação. As etapas do ensino –aprendizagem são: os comportamentos terminais através de objetos instrucionais; analise de aprendizagem; executar o programa reforçando as respostas corretas correspondentes aos objetivos.

Seus métodos são programados por passos seqüenciados, empregada na instrução programada nas técnicas de micro ensino, multimeios, módulos inclusive a programação de livros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com