TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Das Necessidades Segundo Maslow

Artigo: Teoria Das Necessidades Segundo Maslow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria das necessidades segundo Maslow

Segundo Maslow, as necessidades seguem uma hierarquia, não sendo possível satisfazer as necessidades de escalas mais altas, como de auto estima e de auto realização, sem antes satisfazer as necessidades mais básicas, como as de ordem fisiológica e de segurança. Caberia aos administradores facilitar esse processo, encoranjando ações que satisfaçam, simultaneamente , os objetivos organizacionais e as necessidades das pessoas, com isso ele sugere que os seres humanos têm cinco níveis de necessidades, ou seja, uma pirâmide no qual ilustra as influencias que o comportamento humano sofre.

1.Necessidades fisiológicas: Constituem o primeiro nível das necessidades humanas, como, por exemplo, de alimentação, de repouso, de abrigo, ou desejo sexual e que exigem satisfação cíclica(recorrente) a fim de garantir a sobrevivência do indivíduo. Embora comuns a todas as pessoas, elas requerem diferentes gradações individuais para sua satisfação Sua principal caracteristica é a premência(urgência): quando alguma dessas necessidades nao está satisfeita, ela domina a direção do comportamento da pessoa.

2.Necessidade de segurança: Constituem o segundo nível das necessidades humanas levando a pessoa a proteger-se de qualquer perigo real ou imaginário, físico ou abstrato. Surgem quando as fisiológicas estão eventualmente satisfeitas, provocando uma relativa importãncia na vida organizacional da pessoa, visto que, existe uma relação de dependência com a organização e onde as ações gerenciais arbitárias ou as decisões inconsistentes e incoerentes podem provocar incerteza e insegurança no ser humano quanto a sua permanência no trabalho, ou seja, voltada para a sua conservação pessoal.

3.Necessidade social: O terceiro nível esta relacionado com a vida perante a associação, a participação, a aceitação por parte dos colegas, a troca de amizade, o afeto e o amor do indivíduo junto a outras pessoas. Quando não estão suficientemente satisfeitas a pessoa se torna resistente, hostil cedendo-se a uma frustração por falta de adaptação social e à solidão.

4.Necessidade de estima: O quarto nível está relacionado com a auto avaliação e a auto estima conduzindo a setimentos de autoconfiança, poder, valor, força, capacidade, prestígio, pelo contrário, a frustação pode levar ao desânimo ou a atividades compensatórias

5.Necessidade de auto realização: São as necessidades humanas relacionadas com autonomia, independência, autocontrole e plena realização daquilo que cada pessoa tem de pontecila e de virtual, da utilização plena dos talentos individuais, ou seja, por meio de impulso da pessoa levam cada um, torna-se mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser.

A Abordagem de MASLOW, nunca foi comprovada, porém não podendo dizer que é uma verdade, pois a muitos outros caminhos para se chegar a satisfação pessoal ou ter várias necessidades ao mesmo tempo, contudo, por ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com