TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Contingência De Liderança De Fiedler

Trabalho Escolar: Teoria De Contingência De Liderança De Fiedler. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  7.619 Visualizações

Página 1 de 3

Muitas pessoas podem pensar na frase "plano alternativo" quando lhe pedem para definir contingência. No entanto, no modelo de Fiedler, a contingência significa "na dependência do cumprimento de uma condição". Fred Fiedler foi um dos primeiros estudiosos a introduzir a influência da situação para determinar o sucesso da liderança em seu livro de 1967, "A Theory of Leadership Effectiveness" (Teoria da efetividade da liderança).

Modelo de Fiedler contingência mede a eficácia do desempenho de um grupo baseado no estilo de liderança ea situação do grupo. Ele é usado para ajudar a administração escolher líderes adequados para cada tipo de grupo de trabalho. De acordo com o modelo, há dois tipos de estilos de liderança: tarefa motivados e relacionamento motivados. Situação do grupo é um termo técnico determinado por três fatores: a relação entre os membros do grupo eo líder, a estrutura da tarefa, ou como claramente metas e procedimentos são definidos, ea posição de poder, ou capacidade do líder para usar recompensa e punição para controlar os membros do grupo.

Prescritivo

Este modelo fornece aos gestores uma ferramenta para criar grupos eficazes, modificando várias variáveis. De acordo com o modelo de Fiedler contingência, não há apenas um tipo de estilo de liderança bem sucedida, mas cada tipo de líder pode prosperar no ambiente de grupo direita. O modelo proporciona um certo número de factores de gestão pode modificar para melhorar a eficiência do grupo. Por exemplo, de acordo com a teoria de Fiedler, um líder impessoal mas orientados para a tarefa pode ser eficaz em um grupo, desde que o grupo é altamente estruturado e claramente definido tarefas.

Perícia e Pesquisa

Modelo de Fiedler contingência foi criado por Edward Fred Fiedler, professor emérito de gestão e organização da Universidade de Washington, em Seattle. Desde Fiedler publicou seu modelo em 1976, como parte de sua obra A Teoria da eficácia da liderança, o modelo foi testado por muitos pesquisadores, como Strube e Garcia em 1981, e Ahmed Sakr Ahour em 1972 - A abundância de artigos publicados sobre este modelo fornecer uma riqueza de material a utilizar na aplicação do modelo para um contexto específico.

Identificação líder

Modelo de Fiedler dá às empresas um método rápido para identificar os melhores líderes em potencial para um determinado grupo. A teoria inclui, pelo menos uma escala colega preferido, o que ajuda a identificar a orientação da gestão das relações humanas e a orientação para a tarefa de líderes possíveis. Líderes com uma orientação para a tarefa são os mais adequados para os grupos em que têm um alto nível de controle e supervisionar funções claramente definidas. Por outro lado, os líderes, com uma orientação relacionamento pode usar as suas habilidades interpessoais para começar o trabalho feito e pode lidar com questões complexas na tomada de decisões.

Flexibilidade

Esta teoria é concebido como um modelo de contingência e não pretende descrever todas as situações possíveis. É justamente porque o modelo só se propõe a fornecer os resultados da estimativa de que é suficientemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com