TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administraçao

Ensaios: Teoria Geral Da Administraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera Jundiaí

Ciências Contábeis

ATPS

De

Teorias da Administração

Passo 1 e 2

Nome: Aline da Silveira Lopes

RA: 6274274927

Professora: Aleczandra

Serie: 2ª

Jundiaí

2013

Passo 1 (Aluno)

1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da historia;

R: A palavra “administração” tem sua origem do latim (ad, direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço.

As variáveis da administração são 5 que são ênfase nas tarefas, estrutura, pessoas, meio ambiente e tecnologia. Tendo inicio com a "ênfase nas tarefas", na administração cientifica de Taylor. A seguir, passou para a "ênfase na estrutura" com a teoria clássica de Fayol, e com outros princípios de Henry Ford e a teoria burocrática de Max Weber, e pouco depois a teoria estruturalista. A reação humanista surgiu com a "ênfase nas pessoas", por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A "ênfase no ambiente" surgiu com a teoria do sistema, sendo completada pela teoria da contingência. Desenvolvendo a "ênfase na tecnologia".

2. Levantar quais foram as escolas da administração sustentadas pela teorias administrativas como soluções praticas e que surgiram no decorrer da historia, citando os principais nomes e premissas;

R: Teoria Clássica: Enfatiza a estrutura organizacional que nasceu com Henry Fayol (1841-1925), que inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, global e universal.

Teoria Neoclássica: Estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico; avaliação do desempenho da empresa como todo; centralização do planejamento e descentralização do planejamento e da execução; unidades centrais de apoio.

Teoria Burocrática: Relacionada com a estrutura organizacional que nasceu com Max Weber (1846-1920), o termo burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltadas exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência. A teoria da burocracia segundo Weber tem sete dimensões: Formalização, Divisão de Trabalho, Principio de Hierarquia, Impessoalidade, Competência Técnica, Separação entre Propriedade e Administração e Profissionalização do Funcionário

Teoria Estruturalista: Desenvolvida a partir dos estudos sobre as limitações e rigidez do modelo burocrático. Esse modelo é típico de sistema fechado, altamente mecanistico e fundamentado em uma teoria de maquina, na qual a organização é concebida como um arranjo estático de peças cujo funcionamento é deterministicamente previsto.

Relações Humanas: Teve em Elton Mayo (1880-1949) e Kurt Lewin (1890-1947) seus principais precursores. Trata-se de uma abordagem democrática que surgiu como ima teoria de oposição e combate a teoria clássica com a adoção de conceitos humanísticos, como: grupo social, dinâmica de grupo, motivação, comunicação, liderança etc.

Teoria Comportamental: Ênfase no comportamento, isto é, na dinâmica e não na estrutura, foco no processo decisório, ênfase em aspectos como motivação, liderança, comunicação e equipes.

Teoria da contingência com ênfase na tecnologia: É a fase em que administrar significa lidar com a tecnologia. Como advento da cibernética, da mecanização, da automação, da computação e, mais recentemente, da robotização, a tecnologia da informação (TI).

Teoria da contingência com ênfase no ambiente: É a fase em que administrar significa, lidar com as demandas do ambiente e obter o máximo da eficácia da empresa. A ênfase no ambiente marca a ampliação máxima do objeto da administração.

Administração Cientifica: Em 1895, Taylor apresentou a sociedade o que é considerado o primeiro trabalho da administração cientifica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com