TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Politica

Ensaios: Teoria Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

A remota e gelada cidade de Iqaluit, no ártico canadense, recebeu neste mês os chefes das sete economias mais influentes do mundo. Isolados em um hotel e longe de qualquer protesto, ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais dos países do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) discutiram por dois dias a recuperação do mercado mundial depois da crise de 2008.

Em um encontro rotineiro, políticos e economistas debateram reformas, regulação bancária e equilíbrios das contas de governo. Mais importante do que isso, porém, eles realinharam posições e deram mais força a um processo de reestruturação do G7 e do G8 após o enfraquecimento dos grupos causado pela crise mundial. Processo este, aliás, no qual o Canadá é cenário e também ator relevante.

O país ocupa a atual presidência do G7 e do G8 (grupo que reúne os países do G7 mais a Rússia). É também sede das próximas reuniões do G8 e do G20 (grupo dos 20 países mais ricos do mundo, incluindo o Brasil), que serão realizadas em junho nas cidades de Muskoka e Toronto, respectivamente.

Leia também:

Recessão global já está no fim em países do G7, diz OCDE

G20 deve falhar em criação de plataforma comum contra a crise, dizem especialistas

Opinião: China e Rússia consolidam grupo independente do G7 na Ásia

Além disso, o Canadá é uma das nações que mais tem se manifestado a favor da manutenção dos grupos seletos do G7 e G8 como a principais instâncias de governança global. Isso, apesar de toda pressão que os países em desenvolvimento têm feito para uma maior projeção do G20 nas discussões de interesse mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com