TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da História

Por:   •  5/10/2016  •  Dissertação  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

UEPG

Teoria da História I                                                                              20/09/2016

Aluno: Alexandre Witkowski

Teoria da História

A partir da analise de textos historiográficos podemos perceber que o historiador tem o papel fundamental na formação da história enquanto ciência, porque é ele que busca e trás átona á realidade ou verdade histórica, ou seja, depende da ação do historiador para valoriza-la e organiza-la.

Assim fica claro que o historiador é peça motriz no motor da história, ele tem o poder de classificar um fato, seja ele grandioso ou pequeno com o mesmo grau de importância o qual colocam em evidência a subjetividade e parcialidade. Portanto o historiador em meio ao processo e métodos deve ficar atento ao iniciar sua pesquisa, pois os fatos históricos não mudam o que sofre mutações é a interpretação; no entanto nos historiadores devemos analisar o discurso que está escondido por trás de um fato e a parti deste ponto trabalhar a sua subjetividade buscando resposta em varias fontes explorando os diversos recursos que podemos utilizar.

Pois a função é compreender o outro, o passado, ficando atento nas diversas formas e expressões culturais representadas nas fontes e vestígios deixando, pois através de tais fontes que se pode tornar possível a construção e uma história total. Mas com historiador não se deve criticar e sim analisar a formação cultural do outro.

Portanto fica claro que a compreensão do outro dialeticamente falando, se relaciona com a compreensão do passado, de uma coletividade que se restringi a particularidade do outro, que tem como papel fundamental de observar os significados dos diversos códigos utilizando na cultura do outro, cujo trabalho é essencial para concretizar e ampliar os horizontes do nosso saber sobre o homem e a humanidade.

Por isso o historiador é a base, sem ele as fontes não têm o seu valor e a sua importância. A História é uma disciplina que se divide por ramificações e a Sociologia, Filosofia e Psicologia etc. são partes que completam ou aprofundam dentro do estudo da história em sua particularidade.

Em relação à historiografia, não foram os sujeitos histórico que escreveram a história e sim os historiadores, então tem que levar em consideração o tempo histórico porque todo acontecimento é parte de um processo.

O trabalho do historiador é empírico (investigar) deve ter experiência com documentos (fontes) e arquivos, devendo sempre desconfiar das fontes, porque sem pesquisa não tem história, por isso faz parte do historiador ser inquieto (hermenêutico). O trabalho de história não tem uma conclusão, não pode ser subjetivo, por isso o historiador de hoje trabalhar com hipótese histórica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com