TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia com animais

Por:   •  15/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – FACNET

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LUCIANA LIMA CARDOSO FERREIRA – 1219426273

DISCIPLINAS NORTEADORAS

  • PSICOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM
  • REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO.

“Intervenção Pedagógica á partir da Terapia assistida por animais”

TAGUATINGA / DF

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – FACNET

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LUCIANA LIMA CARDOSO FERREIRA – 1219426273

“Intervenção pedagógica á partir da terapia assistida por animais”

     Atividade Prática Supervisionada na disciplina de Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem e Redes sociais e comunicação  do Curso de História da Universidade Anhanguera – FACNET, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciatura do curso de História, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Raquel A. S. Raysaro

TAGUATINGA / DF

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................

4

1. METODOLOGIA DA ZOOTERAPIA...........................................................

5

2. MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA..................................................

6

3. INTERVENÇÃO PONTUAL...........................................................................

7

4. ESCOLHA DO ALUNO...................................................................................

8

5. DEFINIÇÃO DO ANIMAL E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS..................

9

6. RESULTADOS ESPERADOS.........................................................................

10

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................

11

REFERÊNCIAS.....................................................................................................

12


INTRODUÇÃO

     O propósito desse desafio é nos levar á uma reflexão sobre as estratégias pedagógicas para uma promoção na melhoria do aprendizado á partir da “Terapia assistida por animais”.

     Para entender a relevância de análise sobre essa estratégia pedagógica, veremos uma sala de aula de ensino fundamental séries iniciais, criada de forma hipotética, que tenha pelo menos dois alunos com problemas nos aspectos das relações sócios afetivas, aprendizagem e interação social. A partir desta elucidação, desenvolver formas aplicáveis da Terapia Assistida por Animais como meio de intervenção pedagógica.

1. METODOLOGIA DA ZOOTERAPIA

    A pesquisa foi realizada em vários sites como you tube, portal da educação e USP digital. O principal objetivo da terapia assistida por animais é possibilitar às crianças um aprendizado de forma lúdica, multi, inter e transdiciplinar, trazendo resultados significativos em seu desenvolvimento pessoal e interação social.

    Os principais comentários dos internautas em relação á zooterapia é a observância da grande melhoria no desenvolvimento dos alunos envolvidos no projeto. A ação pedagógica trouxe benefícios no desenvolvimento motor, social, fonética e interação.

    As principais dificuldades dar-se á maneira que o animal escolhido será mantido, pois se faz necessário toda uma adaptação para moradia e o devido acompanhamento por pessoas habilitadas para manter a saúde do bicho, como veterinário e cuidador, caso seja escolhido um animal de maior porte como cachorros e gatos. Mesmo com o trabalho gerado por essa adaptação o esforço vale a recompensa, pois os animais como instrumento de Ensino traz uma opção pedagógica na busca de possibilidades de melhoria do Ensino em um aspecto geral.


2. MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA

Nome da escola (fictício): Escola de Ensino Fundamental Paulo Freire

Ano ou série: 1º ano

Número de alunos: 10

Meninos: 06

Meninas: 04

Descrição do perfil da turma

     A turma do Primeiro Ano “B” da Escola de Ensino Fundamental Paulo Freire do ano letivo de 2015, é composta por dez alunos, sendo quatro do sexo feminino e seis do sexo masculino. A maioria absoluta dos alunos é ativa, participativa, receptiva e demonstra interesse pela aprendizagem, assim como pelos assuntos propostos, gosta de partilhar suas experiências familiares e pessoais, de dialogar com os colegas e com o professor. Alguns se apresentam com dificuldade de adaptação, como o aluno Hiroto Uejo, o mesmo veio de outro país e externa bastante dificuldade de adaptação. Outros, como a aluna Alexandra Alves apresenta grande desorganização em sala de aula, falta de hábito de higiene pessoal, bem como a utilização da lixeira. A grande maioria alunos relaciona-se bem entre si e com o professor, são solícitos uns com os outros, participativos, motivados e, salvo algumas exceções, possuem boa concentração e organização. Todos apreciam as brincadeiras no parquinho, as aulas de Educação Física, e as diversões envolvendo a zooterapia. Há um pequeno grupo de alunos que merecerão atenção especial no que se refere a um acompanhamento pedagógico individualizado, pois demonstram dificuldade na execução das atividades propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (210.8 Kb)   docx (396.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com