TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Conclusivo

Casos: Texto Conclusivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 2

Texto Conclusivo: Orientação Educacional na Prática

Os capítulos estudados nos mostram como definir o orientador educacional, sua função dentro da escola, suas características enfim sua especificidade. As autoras nos mostram a importância do estudo do histórico sobre a orientação educacional e que só será possível fundamentar e atuar nesta profissão se conseguir ter propriedade sobre sua definição e compreender sua complexidade.

A definição de Orientação Educacional atualmente ainda não é tão explícita, mas um significado ainda que genérico e que consegue sobreviver por um tempo provável, servindo como um ponto de partida e informação para um leigo é a de Wilma Millian Alves Penteado. Onde ela define como um processo sistemático, contínuo e complexo, visando levar o educando a conhecer suas características pessoais e do meio em que esta inserido, para que consiga futuramente tomar decisões acerca de seu desenvolvimento pessoal e social.

Orientação educacional deve ser é entendido como um ato complexo, ainda mais por se tratar de um processo voltado a auxiliar crianças e adolescentes. Dentro desta perspectiva de auxilio deve ser visto também como um ato contínuo acompanhando o estudante em toda sua trajetória escolar ou no mínimo na sua estada em determinada escola, infelizmente não é uma ação assegurada sua obrigatoriedade em lei. A sistematicidade é outro aspecto de muita relevância, que exige um plano para Orientação Educacional que esteja contido o todo que envolve a escola, que principalmente não seja visto como uma decoração ou escondido dentro de uma gaveta, mas sim um instrumento de trabalho.

Os profissionais que exercem a Orientação Educacional devem sobretudo serem formados, especializados, assim como previsto na Lei n° 5.564, de 21/12/68, como nem toda a escola conta um profissional acaba oferecendo a professores que tenham mais tempo de serviço o que não é desejável. Os métodos necessitam ser adequados a cada realidade e não apenas da preferênciados profissionais ou pelo preço. Ainda é pertinente citar a importância de levar os estudantes a adquirir e saber questionar o meio sociocultural em que estão inseridos.

A caracterização do orientador educacional segundo Giacaglia& Penteado (2010) [...] é como um profissional técnico, da área de educação, que exerce uma profissão de apoio a pessoas e, portanto, de natureza assistencial. Ele é formado em curso de Pedagogia e possui habilitação em Orientação Educacional. Mesmo que a faculdade ainda seja de pedagogia em todas as áreas de educação, cada estudante se voltará para atuar aonde mais se familiariza, pois nem todos conseguem lidar diretamente com pessoas enquanto outros já têm mais habilidade exatamente para esta ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com