TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto:Bruxas figuras de poder

Por:   •  22/10/2015  •  Resenha  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha

No texto Bruxas: Figuras de Poder,de autoria de Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan , a autora nos fala das mulheres que foram denominadas bruxas e que fazem parte do imaginário popular e da história, são elas figuras que expurgam os medos da contra reforma. Essas mulheres foram torturadas , queimadas , perseguidas por serem vistas como perigosas por suas práticas e saberes que eram condenados pela igreja católica , pois desafiavam a doutrina e poder da igreja. Essas mulheres parteiras , curandeiras , carpideiras ,procuradas pela população em suas necessidades eram consideradas pessoas com poderes sobrenaturais , conhecedoras dos mistérios da vida e da morte evocando as tradições pagãs tão condenadas pela igreja e por outras instituições da época. Na verdade , mulheres que ousavam ser elas mesmas e se utilizar dos conhecimentos passados por gerações para fazerem o que entendessem ser melhor , mas não sem sofrerem as consequências do preconceito e da intimidação do machismo do mundo patriarcal da época , machismo este muito mais ativo e voraz do que nos dias de hoje.

A autora se utiliza da obra de alguns historiadores para escrever seu texto , em especial de Jules Michelet , que tem uma visão mais romântica sobre a figura das bruxas , e do manual dos inquisidores do século XlV, o Malleus Maleficarum , este fala das bruxas como seres demoníacos uma  ameaça a igreja e ao cristianismo. A bruxa as vezes é vista como a mulher fatal , linda , que atrai de forma incontrolável o desejo dos homens e a inveja de outras mulheres, outras vezes é a velha de verruga no nariz , figura horrenda que causa repulsa ,  medo e aversão nas pessoas , mas sempre perigosas por serem demoníacas , capazes de enfeitiçar a qualquer um.

Mesmo no discurso de Michelet como no Malleus Maleficarum , e apesar de serem obras de visões diferentes , uma romântica vê   as bruxas como seres martirizados e perseguidos , mulheres ligadas a natureza , e outro o Malleus Maleficarum de visão eclesiástica que descreve a bruxa como a personificação do mal , ambos mostram o paradoxo da visão das pessoas da época sobre a figura das mulheres que tentavam ser independentes , donas de seu corpo e de seu destino, uma figura que expressa poder. Temida, pois na história da sociedade patriarcal podemos constatar que quando a mulher expressa algum tipo de poder ela é considerada uma ameaça pelos homens, e por isso e punida como forma de intimidação a qualquer outra que queira seguir os mesmos caminhos e desafiar a supremacia do poder masculino.

A bruxa mulher ameaçadora, rebelde que encarna tudo o que é mal, deve ser punida e foi , de forma cruel e covarde , através de torturas terríveis que as faziam  confessar coisas  que na maioria das vezes nem tinham conhecimento. Após a tortura, para servirem de exemplo, eram queimadas em praças públicas em verdadeiros espetáculos. Tudo isso tinha também um caráter pedagógico de coibir qualquer afronta feminina a sociedade da época , pois a bruxa era a figura feminina que desafiava a moral católica , seu domínio e a sociedade patriarcal . Altamente sexualizadas as bruxas eram julgadas por heresia, luxuria, sortilégios, encantamentos , adivinhações , pratica de seduções...sendo sempre culpadas e condenadas a morte , mas a morte não era o suficiente , elas tinham que ser queimadas para que seus espíritos não pudessem voltar para o corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com