TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRUXAS: FIGURAS DE PODER

Artigos Científicos: BRUXAS: FIGURAS DE PODER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTORIA

ECINARIO ARAUJO

BRUXAS: FIGURAS DE PODER

Rio Branco

2014

ECINARIO ARAUJO

BRUXAS: FIGURAS DE PODER

Trabalho apresentado ao Curso (HISTORIA) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Historia Moderna, Povo, Cultura e Religião, Historia do Brasil Colonial, Cultura e sociedade na Modernidade ].

Prof. Fabiane Muzardo, wilson sanches, Gleiton Luiz de Lima, Fabiane Luzia Menezes Santos.

Rio Branco

19/09/2014

Introdução

As bruxas nunca vão deixar de ser um elo entre mito e razão ou entre ficção e realidade, pois elas se encontram no campo do imaginário popular que é disseminado pela cultura e pelos costumes de um povo e que, sobretudo, estabelecem relação e consequências nas ações do pensamento humano. Quando falamos em bruxas lembramos logo de uma figura horrível, de uma velha que mora em uma arrepilante casa que só em passa pela frente arrepiar, com um chapéu preto e um nariz de da medo, com uma vassoura voando pelos ares a meia noite. Essa geralmente e a imagem que vem ao pensamento logo que pensamos em bruxas do século XlV á XVll, em uma época de conflitos entre o estado e igreja e bruxas, sendo que a igreja católica estava sofrendo uma desestruturação e pendendo o poder conquistado ao longo dos séculos.

A igreja católica para não perder o poder usa toda sua influência através da inquisição, poder este que é essencialmente masculino o que faz com que a mulher seja retirada progressivamente da hierarquia da instituição religiosa e da participação social. Embora seja difícil recuperar traços de resistências por parte da mulher, devido ao silêncio que envolve todo esse fenômeno. O que a fez ser castigada por sua atuação e condenada por seus atos, considerados bruxaria. Toda essa repressão contra a mulher está contida, manifestada na obra Malleus Maleficarum, o Cristianismo proliferou uma política em que existia uma cultura certa e uma cultura errada e, tão logo, a “verdade” deveria prevalecer sobre a “falsidade”.

Desenvolvimento

A Igreja encontrava-se ameaçada e no século XV, porém, que um manual considerado como “mais demoníaco e cruel”, foi criado: o Malleus Maleficarum, é uma espécie de manual de diagnóstico para bruxas, o Papa Inocêncio VIII, crio uma bula dando-lhes poderes para criar e fazer seguir um manual contra os hereges.

E quem quer que pense de outra forma a respeito dos assuntos pertinentes a fé que não do modo defendido pela Santa Igreja Romana é herege (MARCOS LOPES,2004).

. Dessa forma vermos o quanto a igreja católica apostólica romana, tinha ser rebaixado de nível espiritual, na verdade a igreja tinha era uma grande máscara na sua face ser escondia destras da palavra de Deus, como ser fosse uma organização religiosa que lutava em prol dos mais necessitado na verdade vermos uma igreja capitalista que só pensavam em si próprio.

A igreja que pregava o amor ao próximo como sendo um dos principais mandamentos da religião. Eu começo a entender aqui o tamanho do interesse da igreja medieval, pois a mesma era o centro do poder já tinha enraizado nas mentes das pessoas o tamanho da sua influência e o que representava a igreja, sendo considerada a própria boca de Deus na terra. Em uma época em que a igreja estava pendendo sua autonomia espiritual era preciso estabelecer novamente sua autonomia como igreja.

“Todo poder por natureza” com isso fica claro, por meio da análise do Malleus Maleficarum, que este retrata uma parte extremamente importante ao que se refere ao processo histórico mediante o doméstico e sagrado, era também masculino, “Deus só o delegava a homens (DUBY, 2001).

O poder só poderia ser delegado a homens, pois quem pecou primeiro foi Eva e não Adão, essa era uma das teorias que a igreja católica tinha em mente. E onde nos começarmos a compreender o porquê que a igreja católica passou a perseguir as mulheres com tanto ódio e tanta revoltar, a igreja estava perdendo o controle da situação devido à desestruturação causada pelas epidemias e guerras. Durante o século XlV, a igreja passou por uma grande crise digo a igreja, por quê foi nessa fase que muitas pessoas adoeceram vitimado milhares e milhares de pessoas entre crianças adultos.

A população recorre a Igreja como uma forma de serem abençoadas e curadas, mais em vez disso são acusadas de que estão em pecados contra Deus, mais na verdade a igreja estava atônita sem saberem o que fazer, a população espera que a igreja e o estado resolva o problema e de uma solução pois uma epidemia conhecida como “a peste negra” estava matando milhares de pessoas por dia, a caridade nesse momento havia ser esfriado de uma forma generalizada pois o vírus era contagioso e tão forte que matava em 3 à 5, dias no máximo que dizer quem pegasse o vírus, estava condenado a morre.

Então quem e que queria morre ninguém e claro, então onde recorre ser a centralização do poder sendo a igreja e o estado não podia ajuda a população,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com