TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Bruxas Figuras de Poder

Por:   •  30/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9



  1. INTRODUÇÃO

As bruxas foram torturadas e queimadas para sinalizar os perigos de práticas e saberes à margem da igreja e de outras instituições dominantes na idade moderna. As bruxas misturam em seu caldeirão os mistérios da vida e da morte herdadas  das tradições pagam.

[pic 14]

2 DESENVOLVIMENTO

 

[pic 15]

         Trata-se de uma imagem construída por diferentes discursos, um romântico, e outro eclesiástico. Ambos os discursos permitem vislumbrar as paisagem parados-cais sobre as quais a imagem da mulher independente, dona de seu corpo e de seu destino, se cria. Ambígua, a bruxa pode ser tanto jovem sedutora, como a horrenda  anciã, viúva, aparentada com a morte.

          O que a figura da bruxa ensina é certo modo enxergar a mulher principalmente quando esta expressa poder. Uma analise da falta de literatura sobre o assunto nos mostra que a caracterização das bruxas que vigorou durante a inquisição, ressoando até os dias de hoje constitui-se como um dos elementos da sociedade patriarcal mais perverso do ocidente. Como personagem de imaginários em que as fronteiras entre real e ficcional estão densamente dissolvidas. A típica malvada dos contos de fadas e de várias histórias infantis trás muitos elementos da figura da bruxa, paga por crimes tais como dançar nua sob o luar, a bruxa é marcada pelo despudor e pela degeneração do corpo. 

[pic 16]

 A bruxa era o expurgo de todos os males atribuídos ao feminino, começando com o pecado original. Toda corrupção era oriunda do ato venéreo e as impossibilidades em praticar o ato carnal, conceber ou abortar após ter concebido eram considerados bruxarias. Os processos de bruxarias tinham um considerável enfoque nos corpos das bruxas, elas eram desnudadas à procurar um sinal que as pudesse recriminar. Na maior parte das vezes as bruxas eram condenadas à morte, mas não bastava enterrá-las, pois se acreditava que tinham a capacidade de emergir de dentro das sepulturas.

[pic 17]

Senhoras dos descontroles a bruxa guarda, sob os panos, truques para confundir, embaçar e atrapalhar a razão fazer com que os cursos do pensamento sejam deslocados. Com sua gargalhada estridente, pode-se dizer que a bruxa é personagem conceitual da psicanálise e das psicologias as bruxas-histéricas e suas disfunções da libido são os extremos da mascarada. A bruxa carregou em seu corpo saberes não-racionais que a sociedade dessa época temia.          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (394.7 Kb)   docx (276.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com