TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomas RobertMalthus

Monografias: Tomas RobertMalthus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  3.677 Palavras (15 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 15

TRABALHO

FUNDAMENTO DA ECONOMIA

TOMAS ROBERT MALTHUS

"Pessoas sem restrições aumentam geometricamente. A subsistência só aumenta apenas aritmeticamente.“

Angela Domingues dos Santos

Matrícula: 201402060572

THOMAS ROBERT MALTHUS

A TEORIA MALTHUSIANA

A teoria criada por Thomas Robert Malthus, demógrafo e economista Inglês, foi também chamada de “Malthusianismo”, sendo a primeira teoria populacional a relacionar o crescimento da população com a fome, afirmando a tendência do crescimento populacional em Progressão Geométrica e do crescimento da oferta de alimentos em Progressão Aritmética.

A Teoria Malthusiana baseia-se no Princípio da Escassez. A população humana tende a

crescer mais rapidamente que a produção de alimentos o que torna o conceito escassez

de extrema importância para a Economia.

Sua fama decorre dos estudos sobre a população, contidos em dois livros conhecidos

como Primeiro ensaio e Segundo ensaio escritos em anonimato em 1798:

• "Um ensaio sobre o princípio da população na medida em que afeta o

melhoramento do futuro da sociedade, com notas sobre as especulações de Mr.

Godwin, M. Condorcet e outros escritores" (1798).

• "Um ensaio sobre o princípio da população ou uma visão de seus efeitos

passados e presentes na felicidade humana, com uma investigação das nossas “expectativas quanto à remoção ou mitigação futura dos males que ocasiona”

(1803).

Esta primeira teoria demográfica foi e é a mais popular entre todas, apesar das falhas que apresenta.

1. BIOGRAFIA

Thomas Robert Malthus nasceu a 14 de Fevereiro de 1766 em Rookery, perto de, (Surrey), falecendo a 23 de Dezembro de 1834 em Bath. Era o penúltimo dos sete filhos (dois rapazes e cinco moças) de Daniel e Henrietta Malthus. Seu pai era amigo de grandes personagens daquela época como o filósofo escocês David Hume e do filósofo suíço Jean- Jacques Rousseau. Além disso, era um profundo admirador de Condorcet e de Godwin. Foi um demógrafo e economista inglês, famoso, sobretudo pelas suas perspectivas pessimistas, mas muito influentes. Apesar de ser assumido popularmente que as suas teses pessimistas deram à Economia o apelido da ciência lúgubre, a frase foi na verdade apelidada pelo historiador racista Thomas Carlyle em referência a um ensaio contra a escravatura escrito por John Stuart Mill. Malthus era filho de um culto proprietário de terras, tendo terminado os estudos em Cambridge e tornou-se pastor anglicano em 1797.

Dois anos depois, iniciou uma longa viagem de estudos pela Europa. Em 1805 foi nomeado professor de história e de economia política em um colégio da Companhia das Índias, em Haileybury.

Em 1804, Malthus casou-se com 39 anos de idade com sua prima Harriet Eckersall,

tendo posteriormente três filhos. Em 1805, foi nomeado o primeiro professor de Economia

Política no Colégio da Índia Oriental (East India College). Suas obras influenciaram vários campos do pensamento e forneceram a chave para as teorias evolucionistas de Darwin e Wallace. Os economistas clássicos como David Ricardo, incorporaram o princípio da população às suas próprias teorias, supondo que a oferta de força de trabalho era inexaurível (que não se acaba), podendo ser limitada apenas pelo fundo de salários.

Seus dois ensaios estão permeados de conceitos cristãos, como os de mal, salvação e

condenação. Outras obras que ele escreveu foram Princípios de Economia Política (1820) e Definições em Economia Política (1827).

Em suas obras econômicas, Malthus demonstrou que o nível de atividade em uma

economia capitalista depende da demanda efetiva, o que constituía, a seus olhos, uma justificativa para os esbanjamentos praticados pelos ricos. A idéia da importância da demanda efetiva seria depois retomada por Keynes. Thomas Malthus representou o paradigma de uma visão que ignora ou rebaixa os benefícios da industrialização ou do progresso tecnológico. Ernest Gellner afirmou em Pós-modernismo, razão e religião: "Previamente, a Humanidade agrária vivia num mundo Malthusiano no qual a escassez de recursos em geral condenava o homem a apertadas formas social autoritárias, à dominação por tiranos, primos ou ambos". Para ele, a diferença entre as classes sociais era uma conseqüência inevitável. A pobreza e o sofrimento eram o destino para a grande maioria das pessoas, ou seja, na maneira de pensar de Malthus os futuros insucessos econômicos eram destinadas a um grande aglomerado da população, e contra isso não havia muito a fazer.

Na história do pensamento econômico, poucos economistas chegaram a suscitar tantas controvérsias como o economista inglês Thomas Robert Malthus. Até hoje, 230 anos após o seu nascimento, nenhum estudante, professor, economista ou leitos consegue manter-se neutro, perante seus livros e panfletos publicados no final do século XVIII e principalmente no início do século XIX.

2. THOMAS MALTHUS E A TEORIA MALTHUSIANA

O livro do socialista inglês William Godwin, An Enquiry Concerning The Principles of Political Justice and Its Influence on General Virtue and Happiness (Um Inquérito Concernente aos Princípios da Justiça Política e Sua Influência sobre a felicidade e a Virtude em Geral), provocou um grande impacto na vida de Malthus em 1793. Após vários debates sobre o livro de Godwin e suas idéias (tais como: no futuro não haverá mais um punhado de ricos e uma multidão de pobres; não haverá mais Guerras assim como doenças; o homem não se angustiará nem mais viverá melancolicamente; não haverá necessidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com