TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho História Medieval

Artigos Científicos: Trabalho História Medieval. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Leia o texto:

“Se numa conversa com homens medievais utilizássemos a expressão ‘idade Média’, eles não teriam ideia do que estaríamos falando. Como todos os homens de todos os períodos históricos, eles viam-se na época contemporânea. De fato, falarmos em Idade Antiga ou Média representa uma rotulação a posteriori, uma satisfação da necessidade de se dar nome aos momentos passados. No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito”.

FRANCO JUNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001, p.11.

Desse modo, como era vista a Idade Média pelos:

a) renascentistas e iluministas;

Para os Renascentistas e iluministas, a Idade Média era vista como "Idade das Trevas", eles a enxergavam como um período obscuro de ignorâncias e superstições, caracterizado como uma época negra. Os renascentistas viam como uma interrupção no progresso humano, já os iluministas eram contra a forte religiosidade da igreja, por este motivo eles consideravam que a Idade Média seria uma época de grande atraso a evolução da raça humana.

b) românticos;

No século XVI alguns pensadores consideravam a Idade Média como um período decadente. Uma fase da História em que, por conta da interferência religiosa, a ignorância predominou. No século seguinte a Idade Média começou a ter seu valor reconhecido. A Europa vivia um período conhecido como Romantismo, época em que a sensibilidade aflorou. Os românticos buscavam uma identidade nacional e uma maior aproximação do passado com o intuito de entender melhor seu presente.

Mas a Idade Média dos românticos era tão preconceituosa quanto à dos renascentistas e dos iluministas. Para estes, teria sido uma época negra a ser esquecida na história. Para aqueles, um período esplêndido, um dos grandes momentos da trajetória humana, algo a ser imitado, prolongado. De qualquer forma, a Idade Média permanecia incompreendida.

2- No contexto das invasões bárbaras do século X, os bispos da província de Reims registraram: "Só há cidades despovoadas, mosteiros em ruínas ou incendiados, campos reduzidos ao abandono. Por toda parte, os homens são semelhantes aos peixes do mar que se devoram uns aos outros." Naquele tempo, as pessoas tinham a sensação de viver numa odiosa atmosfera de desordens e de violência. O feudalismo medieval nasceu no seio de uma época conturbada. Em certa medida, nasceu dessas mesmas perturbações.

(Adaptado de Marc Bloch, "A sociedade feudal". Lisboa: Edições 70, 1982, p. 19.)

a) Estabeleça as relações entre as invasões bárbaras e o surgimento do feudalismo.

As invasões bárbaras acabaram contribuindo para a ruralização e a fragmentação do Império Romano do Ocidente, que para se proteger dessas invasões, se dividiu em feudos. O que aconteceu é que com o império destruído, os bárbaros começaram a se aproveitar da situação e atacar os lugares que antes estavam sob proteção do império, Daí para se protegerem das invasões, os ricos proprietários de terra construíram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com