TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Manual do Projeto Integrado Multidisciplinar Desenvolvimento do Trabalho no Formato de um Projeto

Por:   •  4/11/2020  •  Artigo  •  2.740 Palavras (11 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

CLAUDIA CARUSO FERREIRA

RA: 1406846

SOBRE JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE DIADEMA (JEC)

                                                    PIM V

SÃO PAULO[pic 2]

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA

CLAUDIA CARUSO FERREIRA

RA: 1406846

SOBRE JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE DIADEMA (JEC)

PIM V

Gestão Pública

Manual do Projeto Integrado Multidisciplinar V – PIM V, desenvolvimento do trabalho no formato de um projeto.

SÃO PAULO

2015

RESUMO[pic 3]

O quinto Projeto Integrado Multidisciplinar foi baseado em analisar as atividades do Juizado Especial Cível da Comarca de Diadema (JEC). Foram relacionadas três disciplinas, Análise e Encaminhamento de Projetos Públicos, Matemática Financeira e Sistemas de Informação no Setor Público. A intenção do trabalho é analisar tópicos relacionados com a gestão de recursos humanos, a partir dos estudos realizados pelas matérias citadas acima. Algumas figuras irão exemplificar dados coletados na organização, como organograma. São analisadas rotinas de trabalho e suas estratégias para um bom desempenho das atividades.  O setor analisado é um órgão público, então algumas regras são diferentes ao se comparar com empresas privadas.

Palavras chaves: juizado especial, JEC, matemática financeira, análise e encaminhamento de projetos, sistemas de informação.

SUMÁRIO[pic 4]

1.

INTRODUÇÃO        5

2. A EMPRESA        6

3. ANÁLISE E ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS PÚBLICOS        7

3.1 A implantação do digital        7

3.2 Métodos de avaliação e monitoramento        7

3.3 Sugestões para melhorias        8

3.3 Organograma hierárquico        9

4. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO        11

4.1 Principais sistemas adotados        11

4.2 Planejamento operacional        12

4.3 Objetivos dos programas        12

5. MATEMÁTICA FINANCEIRA        13

6. CONCLUSÃO        14

BIBLIOGRAFIA        15

 

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em relatar um órgão do governo, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Comarca Diadema, em especial o Juizado Especial Cível, também chamado de JEC. Onde é prestado um serviço público voltado à população (“stakeholders”), onde o cidadão ingressa com ações (processos), sempre em busca de seus direitos. Nos últimos anos foram implantados projetos para melhoria do trabalho dos servidores e atendimento mais rápido à população; trata-se da digitalização do setor, tudo está sendo feito digitalmente, com isto se reduz o uso de papel e tempo para elaboração do trabalho desenvolvido. Na área de sistemas de informação do setor público já há alguns anos, foi implantado o sistema de INTRANET, um canal direto entre o servidor público e o tribunal de justiça. Na entidade analisada não há interesse financeiro, ao contrário de outros setores que recolhem custas para o Estado, como por exemplo a justiça comum. É de extrema importância perceber, que com os dados fornecidos pela empresa analisada foi possível compreender a influência que as matérias estudadas possuem na organização de uma empresa, saber que todo o conteúdo visto em apostilas também é aplicado na prática, e muitas vezes necessita ser aprimorado.

  1. A EMPRESA

A “empresa” escolhida é o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo da comarca de Diadema, localizada na Avenida Sete de Setembro, em Vila Conceição, em Diadema, São Paulo. Atualmente com aproximadamente duzentos e oitenta funcionários.

O fórum de Diadema foi inaugurado no dia oito de Dezembro de mil novecentos e sessenta e sete, pelo Juiz Alcy Gigliotti.

Trabalha com processos cíveis (formada por quatro varas), criminais (formada por três varas), da infância e juventude (uma vara), do idoso (uma vara), do juizado especial cível (uma vara), da família (duas varas) e da Fazenda pública (formada por uma vara). Os escreventes e auxiliares cumprem os processos feitos pelo público, sobre diversos assuntos, tais como: falência, concordata (quando uma empresa “quebra”), ação de alimentos, inventários, despejos, processos criminais (que chegam das delegacias e são distribuídos para as varas criminais, onde são processados) e processos de pequenas causas (reparação de danos, execução, indenizações, etc.). Após cumprir os processos e intimar as partes (chamar os requeridos, através de carta, mandados ou imprensa oficial – quem foi processado, para comparecer à audiência), é realizada a audiência, as partes e suas testemunhas são ouvidas, com isso, o juiz dá a sentença, em seguida são abertos os prazos para recurso (quando a parte não concorda com a sentença, com ajuda do advogado), após o transito em julgado, o processo finalmente é arquivado, em especial, nos juizados especiais cíveis, os processos são destruídos.

Este trabalho foca principalmente nas atividades relacionadas com o Juizado Especial Cível, que se baseia em um atendimento voltado ao público (“stakeholders”), sem a necessidade de contratação de um advogado. Uma pessoa vai até o balcão de atendimento e conta seu problema (sejam eles: acidentes de transito – como colisão de veículos, cobrança indevida de cartão de crédito, problemas com aparelhos eletrônicos, problemas com convênios, cheques e promissórias não pagas, etc.), com isso é marcado uma audiência em que se entra em um acordo para a solução de tal problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (304.4 Kb)   docx (132.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com