TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho foi realizado como requisito parcial da disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) IV

Por:   •  2/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.359 Palavras (22 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO FINANCEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR VI

Ambev S.A

Julia Rios Pereira da Silva

2139259

São José dos Campos

2022

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO FINANCEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR VI

Ambev S.A

Trabalho Interdisciplinar do Projeto Integrado Multidisciplinar, apresentado como exigência parcial para conclusão do 6º bimestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, da Universidade Paulista – UNIP (EAD).

São José dos Campos

2022

RESUMO

Este trabalho, em forma de projeto, tem por finalidade apresentar as práticas, peculiaridades e características de gestão de uma organização, tendo como base pesquisa realizada referente à empresa Ambev S.A. A abordagem utilizada neste trabalho está fundamentada nos conceitos e conhecimentos adquiridos em aula e através de pesquisas em conteúdo específico, relacionados aos objetivos propostos pela instituição de ensino. As disciplinas nas quais este trabalho está baseado são: Estatística aplicada, Finanças Corporativas (Avaliação de Viabilidade de Projetos) e Éticas, Cidadania e Sustentabilidade. Com a finalidade de apresentar o resultado no processo de gestão da organização.

Palavras Chaves: Projeto, Ambev S.A, pesquisa, disciplinas e resultado.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

2. REFERENCIAL TEÓRICO        7

2.1- CONCEITOS DE ESTATÍSTICA APLICADA        7

2.2. MEIOS E MÉTODOS QUE AUXILIAM NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS        8

2.3. DADOS ESTATISTICO FINANCEIROS        9

3. FINANÇAS CORPORATIVAS (AVALIAÇÃO DE VIABILIADE DE PROJETOS)        10

3.1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS        10

3.2. ANÁLISE FINANCEIRA        11

3.3. FINANÇAS DA CORPORATIVA AMBEV        12

3.4. AVALIAÇÕES DE VIABILIDADE DE PROJETOS        13

4. ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE        14

4.1. CONCEITOS        14

4.2. ÉTICA NA EMPRESA AMBEV        15

4.3. REPONSABILDIADE SOCIAL AMBEV        15

4.4. REPONSABILDIADE AMBIENTAL AMBEV        17

    5. ESTUDO DE CASO        ..............................................................19

5.1. APRESENTANDO A EMPRESA        19

CONSIDERAÇÕES FINAS        21

REFERÊNCIAS BIBLIÓGRAFICAS        22

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

FIGURA 1 – NÚMERO DE COLABORADORES POR FUNCIONAL.        .........................................10

FIGURA 2- INDICADORES ECONÔMICOS DOS ANOS 2009 Á 2020.        .....................................13

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é parte integrante do currículo pedagógico da Universidade Paulista – UNIP, em sua modalidade de Cursos Superiores de Tecnologia à distância. O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM tem como característica estrutural o desenvolvimento de um trabalho no formato de projeto, onde o cursando busca a inserção nas práticas de gestão fundamentadas nos ensinamentos teóricos absorvidos nas disciplinas em cada bimestre letivo, através de pesquisa das características e práticas de uma organização real.

Neste PIM VI, referente ao sexto bimestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, faz-se um diagnóstico organizacional da empresa Ambev S.A., objetivando examinar os aspectos organizacionais, relacionados às seguintes disciplinas: Estatística Aplicada, Finanças Corporativas (Avaliação de Viabilidade de Projetos) e Éticas, Cidadania e Sustentabilidade, de como pode ser descrito o processo de gestão na Ambev S.A?

O conhecimento é um dos elementos mais importantes de qualquer organização. É sua maior riqueza, o que lhe trará competitividade, que será um diferencial e uma maior capacidade de adaptação aos novos cenários sociais. A aprendizagem e, mais especificamente, a capacitação estão diretamente relacionados a um sistema de gestão de conhecimento, bem como a um sistema de gestão de competências.

Isso porque no decorrer das últimas décadas a sociedade passou por mudanças vertiginosas, especialmente relacionadas com a globalização, com o surgimento de novas tecnologias e com o fluxo extremamente rápido de informações. Assim, as exigências da sociedade e, consequentemente, do cliente alvo das empresas se alteraram e continuam mudando diariamente.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1- CONCEITOS DE ESTATÍSTICA APLICADA

Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que tem a finalidade de estudar e medir fenômenos coletivos.  A estatística obtém conclusões a partir dos dados observados. O seu uso facilita a tomada de decisões através do conhecimento de situações passadas, presentes e evoluções futuras.

São classificadas de duas maneiras, como: Descritiva/Dedutiva tem o objetivo descrever e analisar determinada população, utilizando métodos numéricos e gráficos para se determinarem padrões em um conjunto de dados, e, assim, apresentar a informação em uma forma conveniente. E a Inferencial/Indutiva tem por objetivo analisar e interpretar os dados coletados de uma determinada população, a partir de resultados observados na amostra.

Em uma pesquisa, quando se deseja aplicar um estudo estatístico completo, existem fases do trabalho que devem ser trabalhadas para se chegar aos resultados. As principais fases são: definição do problema (delimitação do problema), planejamento (organização das ações que serão realizadas na pesquisa de campo), coleta de dados (ir a campo buscar as informações), apuração dos dados (organização das informações coletadas), apresentação dos dados (gráficos e tabelas), análise e interpretação dos dados (por meio da linguagem matemática que será por meio da média, moda e mediana).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (645.3 Kb)   docx (505.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com