TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho final introdução a historia

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Seminário - fotografia

Para a compreensão das fotografias enquanto fontes históricas é preciso levar em conta os usos sociais em torno do invento fotográfico e que consolidaram os acervos mais importantes para pesquisa.  A fotografia democratiza a informação, mudando a percepção de mundo e ampliando as referencias de populações propiciando a “cultura popular da imagem”.

Fonte de memórias, os retratos construíam narrativas familiares e pessoais que atravessaram gerações e fora do circuito de ateliês fotográficos que atendiam famílias os retratos assumiram o papel de instrumento de documentação visual em diversas áreas de pesquisas científicas e instituições do Estado aprimorando o controle da população.

Útil nas atividades que envolvem observação visual serve de instrumento para a prática preservacionista, pois é um meio eficaz reconhecido de preservar o passado. Grandes acervos foram criados anteriores à reformas de urbanização como a de Pereira Passos a medida de que alguns locais fotografados não encontra-se documentação  de outra natureza além da visual.

A fotografia difundiu-se na sociedade contemporânea e marcando presença constante nas mais diversas esferas públicas e privadas. Ao utilizar as fontes fotográficas para a pesquisa histórica entendemos a tamanha diversidade de usos gerou arquivos e coleções.

No campo da historiográfico é sabido que os documentos textuais eram as fontes privilegiadas e exclusivas da disciplina e as fotografias eram mantidas em segundo plano como documento complementar para a construção de narrativas positivistas factuais e biográficas.

Afonso de Escragnolle Taunay foi o primeiro profissional do ramo da historia a utilizar de modo intenso as fontes visuais como recurso didático na construção de narrativas visuais para o publico popular que visitava as galerias do edifício Ipiranga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (25.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com