TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO POLO UNIVERSITÁRIO DE SANTA INÊS CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA

Por:   •  5/1/2018  •  Resenha  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO POLO UNIVERSITÁRIO DE SANTA INÊS CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA

 

RESENHA CRÍTICA

Hellen Marinho Mendonça

REIS, Cinthia Regina Nunes; MOURA JÚNIOR, Cosme Oliveira. Estrutura sociail: noções básicas. In: ___. Sociologia Geral. São Luis: UemaNet, 2010.146p.

A análise descritiva que será apresenta teve como texto fonte a Unidade quatro, do livro “Sociologia Geral”, dos autores Cinthia Regina Nunes Reis e Cosme Oliveira Moura Júnior, ela graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (1998), mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Ele, graduado em história licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (2003), graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (2003) e mestre em ciências sociais: sociologia, antropologia e ciência política pela UFMA (2007).  

A Unidade quatro, “Estrutura social: noções básicas” busca, por meio de conceitos sociológicos, descrever a forma como os indivíduos estão inseridos na sociedade e as ideias de status e papel, como formadores dessa estrutura. Partindo destes pensamentos, é transmitido aos leitores a definição da estratificação social e a sua relação com a desigualdade social.

Valendo-se do pensamento dos autores Brow e Barnett, Reis e Moura Filho iniciam o conceito de estrutura social, “...os membros e os grupos de uma sociedade são unidos por um sistema de relações de obrigação, isto é, por uma série de deveres e direitos (privilégios) recíprocos, aceitos e praticados entre si” (p.87). Nesta premissa, os autores expõem um estudo deveras discutido em vários artigos acadêmicos.

Os elementos básicos que formam a estrutura social: “status e papel”, são definidos respectivamente, como posição socialmente identificada ocupada por cada indivíduo e o grupo de normas e regras que regulam as ações compatíveis com a posição ocupada. Para Chinoy “...status é a posição socialmente identificada; papel é a posição de comportamento esperado e exigido de pessoas que ocupam determinado status” (1971:69).

 

 

As estruturas sociais são apresentadas sob várias formas: grupos sociais, organizações, comunidades, estruturas institucionais e categorias, ao mesmo tempo, mostrando suas finalidades e variações.  

Em seguida, eles apresentam as diferenças entre a estratificação social e as desigualdades em sociedade, revelando que a primeira é uma forma complexa da segunda, buscando evidenciar a importância da compreensão destes conceitos para a sociedade.

O texto apresentado por Reis e Moura Filho traz para os interessados no estudo exposto, importantes informações que são apresentadas de forma clara e objetiva, mas não perdendo suas essências fundamentais, como: conceitos e explicações necessários para melhor compreensão dos fatores sociais, sobretudo a desigualdade que tantos prejuízos trazem à vida em sociedade. Está obra é válida não somente para professores e acadêmicos, como também para o público que busca por uma fonte segura e concisa de assuntos relacionados ao estudo da sociologia, que ainda traz consigo, títulos de filmes associados ao tema, que irão intensificar os conhecimentos dos leitores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com