TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Estadual de Feira de Santana Disciplina: História Medieval

Por:   •  13/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual de Feira de Santana

Disciplina: História Medieval

Docente: Ygor Klain Belchior

Discente: Bianca Nunes de Sousa

Matrícula: 17231193

Feira de Santana - Bahia. Junho, 2018.

Atividade Avaliativa

Primeiro contato com a disciplina

Confesso que, desde o primeiro semestre, eu estava super animada com a disciplina Medieval. Sempre tive um grande interesse pela época, com base nos filmes, histórias, e principalmente, nos jogos de RPG. Foi um grande choque, para mim, quando na primeira aula o professor desconstruiu toda aquela ideia de Idade Média, com os cavaleiros, reis e rainhas, príncipes e princesas, bobos da corte… E principalmente a ideia do feudalismo espalhado por toda a Europa Ocidental. Com as leituras exercidas foi desfeita toda a glamourização dos reis que geralmente os filmes passam pra gente.

Livro de didático, bibliografias e afins...

O livro didático escolhido por mim foi da coleção História, Sociedade & Cidadania, escrito por Alfredo Boulos Júnior, redirecionado para as turmas da 6º série (7º ano). A capa do livro é composta por características medievais, como o próprio livro explica na legenda da imagem: ‘’Nessa iluminura medieval francesa do início do século XV, vê-se ao fundo o Castelo Clain, e em primeiro plano, observam-se servos trabalhando na terra e a tosa de ovelhas”. O livro está dividido em 17 capítulos que vai do Feudalismo à Colonização Espanhola na América. Ele traz a história e cultura de diversos povos como os francos, bizantino, árabes e até mesmo a China medieval.

Escolhi dois autores dos tantos que foram discutidos nas aulas, o medievalista brasileiro Hilário Franco Júnior, e o renomado e queridinho pela turma Jacques Le Goff. Ambos citados no livro didático selecionado. No livro O Nascimento do Ocidente, Hilário Franco Júnior deixa claro que a expressão “Idade Média” foi elaborada no século XVI, e que a nomenclatura surgiu a partir de um pré conceito explícito pela época. Menosprezavam os séculos entre a Antiguidade Clássica e a própria época, e consideravam que a criatividade artístico-literária eram inexistentes, como se as pessoas tivessem dado um intervalo, ou melhor, um tempo intermediário, e por isso foi chama de uma “idade média”. Sendo assim, as mulheres e os homens que viva na época não se identificavam como medievais, seu único reconhecimento era com o catolicismo e com o meio social em que viviam.

O livro didático traz os conceitos de Le Goff a todo momento, conceitos curtos e básicos sobre o que é feudalismo, vassalagem e vassalo. Mas, focando no conceito de “Idade Média”, no início do capítulo “Feudalismo”, tem uma extensão chamada “Para saber mais’’ em que o autor explica o termo e a sua origem, que é a mesma explicação dada por Hilário Franco Júnior. E o autor do livro destaca o fato desta periodização persistir até os dias atuais. Logo após, o autor frisa cinco aspectos caracterizados por Le Goff: o cristianismo e a luta entre Deus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com