TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VER-O-PESO

Por:   •  7/4/2019  •  Resenha  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

O ver-o-peso que nós vemos hoje é fruto do entreposto comercial conhecido como posto fiscal. O local carregado este home por conta que neste posto era obrigatório"há ver o peso".

Em nossa sociedade contemporânea, por mais que existe em outras locais, o ver-o-peso ainda é principal área de abastecimento da cidade, se mostra como uma fonte resistência de memória nacional.

O ver-o-peso carrega uma simbologia muito grande relacionada a identidade do povo Belenense, esse fato é tão forte que neste espaço, pessoas de diferentes classes sociais, culturas e etc, se reunem nesse ambiente.

O espaço em questão é tão diversa que nos permite horas de observação, pois mesmo é um mercado que vende de tudo um pouco, e este mercado representa também a circulação de pessoas, de ideias de valores e de bens.

A diversidade do mercado não se dá somente na circulação de pessoas, mas também do comércio, como mostrado nos dados da SECOM que dividiu a feira em oito setores, com 873 feirantes, trabalhando na comercialização de produtos diversos.

A subdivisão também se reflete nitidamente pelas regras de divisão do trabalho. Há setores onde apenas os homens trabalham(trabalhos mais pesados) e outros onde as mulheres comercializam evas medianais, lanches e refeiçoes.

Este espaço cultural paraense faz tanto diferença no nosso amapio regional que a própria prefeitura municipal pretende transformar o mesmo de “patrimônio paraense” em “patrimônio de humanidade”.

Em 1998 a prefeitura realizou um concurso nacional para escolher o projeto de reforma, porém, nossa município não agraciado. Assim também como não foi posteriormente com a tentativa a credenciar o ver-o-peso junto a UNESCO como patrimônio cultural ao humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com