TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESÍDUOS SÓLIDOS NO MERCADO DE PEIXE DA FEIRA LIVRE EM BELÉM-PARÁ VER-O-PESO.

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.704 Palavras (27 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

RESÍDUOS SÓLIDOS NO MERCADO DE PEIXE DA FEIRA LIVRE EM BELÉM-PARÁ VER-O-PESO.

Nome1 Amara Elizabeth Ferreira De Lima
Nome
2 Felipe Lúcio da Silva
Nome
3 Flávio Bastos Magno
Nome
4 Gleisse Pereira Cordeiro
Nome
5 Jaqueline Silva Souza
Nome
6 Marcilene Do Socorro de Souza Araújo Filgueiras
Nome
7 Paloma Braga Da Silva
Nome
8 Patrícia Braga Correia

RESUMO

           No presente trabalho de pesquisa analisaram-se os possíveis problemas na feira livre o Ver-o-Peso na cidade de Belém gerado pelo descarte indevido de resíduos sólidos no mercado de peixe e o que é possível fazer com esses rejeitos procurando identificar os problemas enfrentados pela população em decorrência da falta de conscientização das comunidades e, se possível, apontar métodos para minimizar a problemática do descarte de forma inapropriada dos resíduos.

No mercado do Ver-o-Peso localizado no bairro da Cidade Velha, 80% dos entrevistados disseram que há desperdício de alimento, e que é em grande quantidade e 20% respondeu que os resíduos são jogados no lixo, doam ou levam para suas casas para ser comercializado no dia seguinte ou para consumo próprio.

Esse trabalho tem como objetivo analisar a existência de resíduos sólidos orgânicos produzidos no mercado de peixe na feira do Ver-o-Peso em Belém. Justificando a redução do grande desperdício que ocorre no mercado de peixe, apontando problemas que podem ser resolvidos de forma planejada e com apoios de empresas terceirizadas junto a prefeitura.

Palavras Chaves: Resíduos Sólidos; Feiras; Desperdício De Alimento.

MANAGEMENT SOLID WASTE IN THE FAIR FREE FISH MARKET IN BETHLEHEM-PA (AMAZON): VER-O-PESO

ABSTRACT

In the present research work analyzed the possible problems in the street fair the Ver-o-Peso in Bethlehem generated by improper disposal of solid waste in the fish market and what you can do with these tailings seeking to identify the problems faced by population due to the lack of awareness of communities and, if possible, point methods to minimize the problem of disposing of waste improperly.

In the market Ver-o-Peso located in the Old Town district, 80% of respondents said that there is food waste, and that is in large quantity and 20% answered that the waste is thrown away, donate or lead to their homes to be sold the next day.

This paper aims at pointing viable methods to try to minimize the amount of solid waste in the fish market at the fair the Ver-o-Peso in Bethlehem.

Key Words: Solid Waste; Fairs; Food From Waste.

1.Introdução:

No Brasil são produzidas diariamente, cerca de 183,5 mil toneladas de resíduos sólidos,  e  apenas  28%  são  coletadas  ou  recebem  alguma  forma  de  tratamento  e/ou disposição final,  41% depositado em aterros sanitários, 3% compostado e 2% reciclado.  Cerca de 76% do lixo diário brasileiro, que chega a 70 milhões de quilos, são despejados em céu aberto. Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários, favorecendo a proliferação de vetores biológicos como moscas, mosquitos, baratas e ratos, responsáveis por inúmeras doenças.  (IPT/CEMPRE1995).

No município de Belém o crescimento populacional não veio com a infraestrutura necessária para minimizar os problemas de saneamento como o de disposição final adequada para os resíduos sólidos, com isso, a população pode ser afetada com problemas como o de saúde, e o meio ambiente pode ser poluído causando danos aos seus ecossistemas. Além disso, o lixo produz um líquido de cor negro denominado “Chorume”,  característico  de  materiais  orgânicos  em  decomposição.  A descarga deste líquido nos cursos d’água faz com que haja uma redução de oxigênio das águas, podendo provocar a morte dos organismos aeróbios (NETO, et al. 2007).

Contata-se, ao longo da história, que o homem sempre utilizou os recursos naturais do planeta gerou resíduos com baixo nível de preocupação, os recursos eram abundantes e a natureza aceitava sem reclamar os despejos realizados, já que o enfoque sempre foi “diluir e dispensar” (MOURA,2004). Porém com o aumento da população mundial surge a problemática de geração e acumulo de resíduos sólidos em grande escala. Estes quando não descartado de forma adequada no meio ambiente causa diversos problemas para o mesmo e para o homem.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas– ABNT, define resíduos  como os  "restos  das  atividades  humanas,  considerados  pelos  geradores  como  inúteis,  indesejáveis  ou  descartáveis,  podendo  apresentar  se  no  estado  sólido,  semi- sólido  ou líquido, desde que não seja passível de tratamento convencional" (ABNT, 2004).

Os resíduos sólidos são classificados segundo a lei12305/10 em: resíduos domiciliares de limpeza urbana, de estabelecimentos comerciais eprestadoresde serviço, industriais, de serviços da saúde, da construção civil e de mineração.  Além da classificação quanto à origem podem ser feitas distinções entre os resíduos úmidos e secos, orgânicos e inorgânicos e perigosos e não perigosos.

Dentro destas definições, entende-se que resíduos sólidos orgânicos é todo resíduo de origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte deum ser vivo, como por exemplo: frutas, hortaliças, restos de pescados, folhas, sementes, cascas de ovos, restos de carnes, etc. Esse tipo de resíduo é considerado poluente e,quando acumulado, pode tornar-se altamente inatrativo e mal-cheiroso, normalmente devido à decomposição destes produtos. Senão houver o mínimo de cuidado com o armazenamento desses resíduos cria-se um ambiente propício ao desenvolvimento de microorganismos que muitas vezes podem ser agentes que podem causar doenças.

O lixo orgânico pode ser decomposto (NETO, et al., 2007).  Desde antigas civilizações o lançamento destes resíduos em lixões, cursos d’água vêm causando efeitos negativos sobre o meio ambiente. Atualmente, o elevado crescimento populacional, os desenvolvimentos industriais e tecnológicos impuseram a criação de novas opções de consumo ao homem, acentuando os problemas para o meio ambiente, decorrentes da ampla geração de resíduos.  

Está pesquisa tem como problemática identificar se há a necessidade de serem formuladas cooperativas e parcerias com empresas privadas que possam ajudar a diminuir esse desperdício transformando esses resíduos em produtos para o mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (748 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com