TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificando o conhecimento da história do Brasil

Ensaio: Verificando o conhecimento da história do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Ensaio  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

A) A outorga da Constituição de 1824.

(B) A participação popular na elaboração da Constituição da Mandioca (1823).

(C) A Constituição da Mandioca foi elaborada e aprovada pelo Imperador.

(D) A escravidão foi totalmente aniquilada.

3. "Diante do Trono vazio defrontavam-se as províncias, com a propriedade territorial lhes ditando a contextura política, sequiosas de comandar o governo-geral, espreitadas por um gigante tolhido, mas ameaçador: o elemento monárquico, agarrado, em parte, ao manto roto de D. Pedro I e às fraldas do Imperador menino." Identifique o período de nossa história a que se refere o texto acima:

(A) Primeiro Reinado

(B) Primeira República

(C) Período Regencial

(D) República Velha

4. Jogada política dos liberais, que contaram com apoio dos conservadores para antecipar a maioridade de Pedro de Alcântara. O País passava por agitações sociais. Naquele momento, seria a alternativa para colocar um basta na intranqüilidade. Os grupos dominantes (as elites agrárias) acreditavam que o poder centralizado nas mãos do imperador seria fundamental para trazer a tranqüilidade ao Império. O Golpe da Maioridade, datado de julho de 1840 e que elevou D. Pedro II a imperador do Brasil, foi justificado como sendo:

(A) uma estratégia para evitar que o Brasil se dividisse em várias repúblicas.

(B) o único caminho para que o país alcançasse novo patamar de desenvolvimento econômico e social.

(C) a forma mais viável para o governo aceitar a proclamação da República e a abolição da escravidão.

(D) uma estratégia para impedir a instalação de um governo ditatorial e simpatizante do socialismo utópico.

5. O Reinado de D. Pedro II foi marcado por ações que demonstravam o interesse da Monarquia em estimular o crescimento intelectual da nação. Considerando-se essa informação e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que, entre as principais ações nesse sentido, se destaca:

(A) a criação de instituições de ensino – como a Escola de Minas de Ouro Preto, que, embora voltada à formação das elites, cumpriu importante função na pesquisa e na prospecção de minerais.

(B) a fundação do Museu da Inconfidência, que representou um ato de reparação aos mineiros pela perda, no processo de devassa da Inconfidência Mineira, de seus ilustres intelectuais.

(C) o financiamento da vinda da Missão Artística Francesa, que se propôs estimular e ensinar as mais diversas formas de expressão artística a artistas brasileiros.

(D) o resgate e proteção do Barroco Mineiro – e, consequentemente, de Aleijadinho, seu principal representante como forma de valorizaçã

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com