TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida e obra de calr gauss

Por:   •  13/11/2015  •  Bibliografia  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

Carl Friedrich Gauss

Matemático, astrônomo e físico alemão (30/4/1777-23/2/1855), criador da geometria diferencial. Nasce em Braunschweig, filho de camponeses. Aos 10 anos, surpreende os professores pela agilidade em fazer contas.

Soma rapidamente os números de 1 a 100, dando-lhes o resultado: 5.050. Em 1792, sua habilidade para a matemática é reconhecida pelo duque de Braunschweig, que lhe garante recursos para prosseguir os estudos. No curso do Collegium Carolinum, sem acesso a uma boa biblioteca de matemática, redescobre teoremas enunciados por outros matemáticos.

Em 1795 entra na Universidade de Göttingen. Escreve Indagações Aritméticas (1798) e faz novas descobertas, como o Teorema Fundamental da Álgebra e a Lei da Reciprocidade Quadrática, que introduz o conceito de congruência. Em 1801 publica Disquisitiones Arithmeticae, tratado sobre a Teoria dos Números.

No mesmo ano, calcula a órbita do asteroide Ceres. Com base em uma teoria que desenvolve, prediz corretamente onde e quando o Ceres deve reaparecer. Em 1807 é nomeado diretor do Observatório de Göttingen.

Investigando uma questão aparentemente simples - quantos dígitos tem o período de uma decimal periódica? -, Gauss descobre a lei da reciprocidade quadrática e introduz a terminologia das congruências.

Aos 18 anos inventa o método dos mínimos quadrados, indispensável para as medições geodésicas. A Lei de Gauss, relativa à distribuição dos erros, e sua curva normal (em forma de sino) são amplamente conhecidas de todos os que estudam estatística.

Algumas anotações de seu diário mostram que ele descobriu a dupla periodicidade de certas funções elípticas. E outra anotação comprova que ele já havia considerado essa periodicidade no caso geral. Esses descobrimentos, contudo, não chegaram a ser divulgados, não se sabe por qual motivo.

Gauss também abriu novos rumos com a invenção de um tipo novo de números, osinteiros complexos gaussianos, da forma a+bi, em que "a" e "b" são inteiros racionais e "i" a unidade imaginária.

Conclusão:

Gauss é considerado um dos maiores matemáticos de sempre, nasceu em 30/04/1777 em Braunschweig na Alemanha. Ele demonstrou muito cedo os seus dotes para a matemática.

Teve inúmeras contribuições para a teoria dos números, dos números complexos, da geometria e da álgebra. Teve contribuição também na astronomia, tendo-se interessado pelo estudo das órbitas planetárias e pela determinação da forma da Terra.

Gauss é tão reconhecido que é considerado o príncipe da matemática.

E.E PADRE ANCHIETA

Carl

Friedrich Gauss

NOME: Beatriz Alves dos Santos  N°:02  3°ANO: D

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com