TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Ao Museu

Trabalho Escolar: Visita Ao Museu. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 2

Museu do Diamante

Diamantina – Minas Gerais

O Museu do Diamante foi inaugurado em 12 de abril de 1954, e é um dos prédios de maior significado histórico de Diamantina. Seu acervo permite uma reflexão dos aspectos da extração diamantífera com o contexto social da região nos séculos XVIII e XIX através da exposição objetos. Destaque para as pedras preciosas e semipreciosas, os oratórios e as balanças de pesagem de ouro e diamante.

Sua sede, no centro da cidade, data do século XVIII e é um dos prédios de maior significado histórico da cidade. Pois nele morou o Inconfidente Padre José de Oliveira e Silva Rolim, natural do Antigo Arraial do Tijuco e um dos principais implicados na Inconfidência Mineira.

A missão desta instituição é, desde sua fundação, recolher, conservar e expor elementos característicos das jazidas, formações e espécimes de diamantes ocorrentes no Brasil bem como objetos de valor histórico relacionados com a indústria daquela mineração em face dos aspectos principais do seu desenvolvimento, da sua técnica e influência na economia e no meio social do antigo Distrito de Diamantina. Função esta que tem realizado com sucesso.

Museu Vale

O Museu Vale, inaugurado em 15 de outubro de 1998, é uma iniciativa da Fundação Vale, instituição que realiza ações, projetos e programas sociais nas regiões onde a Vale está presente, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos territórios e de fortalecer as pessoas e as comunidades, respeitando sempre as identidades culturais locais.

A Fundação Vale acredita que investir em equipamentos e programas de cultura é uma oportunidade de desenvolvimento territorial, pois fortalece as políticas públicas de cultura e promove a inclusão - em especial, de crianças e jovens.

Além disso, a participação em atividades culturais traz impactos positivos para sociedades e indivíduos em outras múltiplas dimensões: desenvolve capacidades e habilidades, estimula a criatividade, fortalece a autoestima, cria valores e abre novas possibilidades de trabalho e renda.

O Museu Vale faz parte desse compromisso da Fundação Vale com a ampliação do acesso da população aos bens culturais, a preservação das identidades culturais regionais e a valorização da memória e do patrimônio histórico brasileiro.

Com suas exposições, seminários e oficinas de arte, promove o contato com a diversidade das linguagens, técnicas e estéticas contemporâneas, incentivando muitos jovens a ingressarem no mercado de produção artístico-cultural.

ALUNA: EDILAINE SUARES DE JESUS

SALA: 18

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com