TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Visita Ao Museu Da Resistencia

Artigos Científicos: Relatorio De Visita Ao Museu Da Resistencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  2.725 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Complementar

Relatório de Visita

Museu da Resistência

Data da visita – 28-03-2014

Local – Museu da Resistência – Departamento Estadual de Ordem Política e Social do estado de São Paulo – DEOPS-SP

O memorial expressa a lembrança em exposição a memória e homenagem àquelas vitimas da ditadura. Retratam as péssimas condições das prisões e da carceragem que os prisioneiros eram submetidos. Há também um espaço multimídia com depoimentos e informações pertinentes como cronologia e os programas de resistência. Algo muito interessante que é apresentado lá, logo no começo é uma mapa chamado de “lugares da memória do Brasil” que mostram lugares onde tiveram registros de ações de controles. Há também um local onde é apontado quais eram os livros músicas censuradas naquela época, dão outras informações que muitas vezes não estão em conhecimento dos cidadãos, (inclusive um relatório sobre um show do Chico Buarque e da Nara Leão onde eles teriam agido de forma “subversiva” cantando a musica proibida “Apesar de Você”)

É uma visita extremamente necessária pois se trate de um momento histórico de extrema importância e que estamos abordando atualmente na matéria de Serviço Social II, porém deveria ser um exercício de todo o cidadão para que as atrocidades acontecida naquele período não caia em esquecimento. Pois quando algo é esquecido é possível que se cometa o mesmo erro.

Também é muito interessante em razão do nosso momento histórico atual. Tratando se do 50 anos do Golpe, é muito interessante ver a dualidade dos acontecimentos, vendo o que foi feito com os prisioneiros como é mostrado no museu e os movimentos de memória e homenagem que é feito hoje.

Sendo assim um lugar de uma concentração histórica grandiosa e de formação civil não somente para os ditos “rebeldes” mas para todos os cidadãos, pois contém a história do nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com