TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vladimir Ilitch Lenin

Pesquisas Acadêmicas: Vladimir Ilitch Lenin. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

Vladimir Ilitch Lenin

Vladimir Ilitch Lenin foi um revolucionário e chefe de Estado russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética. Influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo, e suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada leninismo.

Lenin foi influenciado por Marx e Engels que por volta de 1900 o Marxismo sofria uma crise como Teoria. Havia uma grande contradição entre Evolucionários vs Revolucionários. Todas as tentativas de se implementar uma revolução socialista (1848,1870 e 1890) falharam. Uma vertente do movimento começou a questionar que a transformação da sociedade burguesa seria dada somente pelo processo evolucionário, através da organização do Estado e das eleições.

Na 2ª Internacional Comunista: predomina-se o evolucionismo socialista liderado por Kautsky, tese Vigorada até 1917.A partir de 1914 estoura a primeira Guerra Mundial. A posição nacionalista do movimento operário agrava a crise da 2ª Internacional, ocorrendo uma crise interna. Lenin rejeita o evolucionismo, propondo a retomada de caráter revolucionário do Marxismo " Sem teoria revolucionária não há ação revolucionária" .A Situação política e social na Rússia se deteriora ainda mais com as imensas perdas russas durante a Primeira Guerra Mundial. Ocorre a Revolução Russa e sua consolidação no governo através da Revolução de Outubro de 1918.

Esse acontecimento mede-se pela influência e impacto que tem no decurso dos acontecimentos subsequentes. Neste sentido, é impossível negar que a Revolução de Outubro é um dos maiores acontecimentos na História da Humanidade. Não é possível falar da História do século XX sem falar da Revolução de Outubro, da União Soviética, do movimento comunista internacional e todas as revoluções e processos de libertação nacional e social que se inspiraram ou foram gerados, de forma mais ou menos direta, pela Revolução bolchevique. Milhões de seres humanos das classes outrora excluídas da intervenção política e social tornaram-se autores e obreiros do seu próprio futuro, graças ao impacto da Revolução de Outubro.

Uma das primeiras consequências da revolução foi a criação generalizada de partidos comunistas e revolucionários que em numerosos casos desempenharam e desempenham um papel decisivo na história dos seus países. Mesmo sem referir o papel crucial da União Soviética ao longo de toda a sua existência, basta referir os nomes de alguns países (China, Alemanha, França, Itália, Índia, Espanha, Indonésia, Grécia, Vietname, Cuba, todo o Leste europeu, Portugal, Coreia, África do Sul, Iraque, etc.) para se tornar evidente que é impossível escrever a História do século XX omitindo a existência e ação dos comunistas.

Ideias de lenin:

Estado: o Estado deve se converter num instrumento de transformação, revolucionário.

Proletários: A Classe Revolucionária; Tarefa: Apoderar-se do Estado, iniciar a formação da sociedade sem classes.

O Projeto político: A sociedade sem classes e sem estado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com