TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Filme Adeus Lênin

Trabalho Universitário: Análise Do Filme Adeus Lênin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  1.788 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Adeus Lênin” fala sobre o comunismo e o capitalismo, queda e ascensão respectivamente. A sociedade comunista da Alemanha Oriental era separada pelo muro de Berlim da Alemanha Ocidental, capitalista, assim como toda a Europa que posteriormente esta sociedade socialista sofre grandes mudanças com a queda do muro, reunificando a Alemanha e tornando ao sistema capitalista. Algumas cenas deste filme podem ser relacionadas à teoria de Marx ou Marxismo.

No momento inicial do filme observamos um contraste entre as “relações politicas”, onde a sociedade comunista que deveria viver de forma igualitária e sem injustiças sociais se mostra em sua relação familiar de forma contrária, quando o pai abandona a família, insatisfeito com o modo de governo e com o seu sistema comunista.

A cena da caminhada noturna composta por centenas de pessoas – caminhada sem fronteiras – está relacionada de alguma forma a luta de classes, que segundo Marx é uma ação politica ou práxis revolucionária, onde os manifestantes exigem liberdade de locomoção e liberdade de imprensa.

Percebo no filme que Alex começa a mentir para sua mãe com medo de perdê-la, pois não pode ter fortes emoções, ele faz uso de pessoas, de roupas e objetos para que sua mãe não perceba que tudo mudou enquanto estava em coma, dessa forma ela fica alienada, excluída de todos os acontecimentos da época como a queda do muro de Berlim.

O conceito de mais valia pode ser representado pelas empresas capitalistas que Alex e sua irmã trabalham e no qual são submetidos a várias jornadas de trabalho, cena em que ele observa a faixada do prédio que está repleto de antenas parabólicas com as quais ele trabalha, apesar da alta produtividade seus salários continuam o mesmo enquanto o capitalista detêm todo lucro.

Estes foram alguns dos pensamentos do socialismo científico de Marx retratados neste filme, ele que é considerado o maior filósofo de todos os tempos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com