TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vladimir Ilyich Lenin

Resenha: Vladimir Ilyich Lenin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Resenha  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA 1

Vladimir Ilych Lênin

O texto “Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo” de Lênin é a obra marxista mais conhecida sobre o Imperialismo. Ele é posterior ao de Bukharin, apesar de ter sido publicado antes. O texto de Lênin é um panfleto destinado a servir de base para a ação política. Portanto, ele apenas organiza e expõe a análise já realizada por outros autores, com pouca contribuição original. O que Lênin pretendia era fazer uma oposição ao Kautsky, que, segundo ele, estava levando a Segunda Internacional para uma direção totalmente equivocada.

Ele evidencia as principais tendências do capitalismo na época em que ele estava escrevendo. São elas:

• A concentração da produção e do capital se desenvolveu a tal ponto que criou monopólios que desempenhavam um papel central na economia.

• A fusão do capital bancário com o capital industrial, criando o capital financeiro e uma oligarquia financeira.

• A exportação de capital adquire uma importância central.

• A formação de blocos capitalistas monopolistas internacionais que dividem o mundo entre si.

• A divisão territorial do mundo entre as maiores potências capitalistas.

• A competição entre as potências levaria inevitavelmente à guerra.

• Esta seria a última fase do capitalismo, que logo seria superado.

O principal disso tudo é sua descrição de duas principais tendências: por um lado, a exportação de capital levou a uma internacionalização da produção capitalista e a extensão de relações de produção capitalistas a todos os cantos do planeta, por outro lado, o poder se concentrou nas mãos de grandes blocos de capital financeiro e a riqueza foi canalizada para classes de rentistas parasitas.

Lênin também procurou explicar porque os trabalhadores apoiaram seus países com o começo da Primeira Guerra Mundial. Para ele, parte da classe trabalhadora se beneficiava com a posição de monopólio que seus patrões capitalistas possuíam no mercado mundial e isso explicava o apoio, que só ocorria nessa parte dos trabalhadores. Ele chamou essa categoria de trabalhadores de aristocracia operária.

Contudo um dos principais objetivos de Lênin era fazer uma crítica a Kautsky e ao Partido Social Democrata alemão. Para Kautsky, as políticas imperialistas expressavam o interesse do capital bancário e de certos grupos de monopólio, mas defendia que uma parte do capital industrial ainda tinha interesse na paz e no livre comércio. Portanto, ele acreditava que , com o apoio da classe operária, essa parte da burguesia poderia superar o imperialismo e o militarismo, garantindo a paz. Após a deflagração da Primeira Guerra, Kautsky elaborou a teoria do Ultra-Imperialismo, que seria a possibilidade de que as grandes potências pudessem fazer um acordo para explorar o mundo conjuntamente. Essa teoria poderia fortalecer ainda mais o apoio pela paz na classe dominante, pois eles enfrentariam ameaças provindas dos povos coloniais oprimidos e do seu próprio proletariado.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com