TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGEM FUNCIONALISTA SOBRE MEMES

Por:   •  1/3/2018  •  Artigo  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE HUMANAS

DEPARTAMENTO DE LETRAS

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM LETRAS - INGLÊS

WALESKA BARBOSA RODRIGUES

FORTALEZA

                                                                       2017

ABORDAGEM FUNCIONALISTA SOBRE MEMES

        Para entendermos a abordagem funcionalista em relação aos memes, devemos primeiramente entender dois conceitos: O que é funcionalismo, e, O que são memes, para somente depois explicar como seria a analise funcional desses fenômenos da internet.

  • O QUE É FUNCIONALISMO

Funcionalismo é um ramo que busca explicar aspectos sociais em termos de suas funções. Devemos prestar atenção a palavra “funções” pois neste caso ela tem o significado, o sentido, de papéis. Devemos também saber que para o funcionalismo a língua não é inata, ela vai sendo aprofundada de acordo com a necessidade. O funcionalista ao analisar uma frase, ou situação leva em consideração três pontos: O contexto, que analisa tudo que está acontecendo que pode influenciar a frase ou situação, O falante, analisa a pessoa que esta falando e para quem esta falando, a interação verbal que esta acontecendo e O sentido,  analisa os tipos de significados gerados, somente após toda essa analise o funcionalista consegue dar sua opinião sobre uma determinada situação.

  • O QUE SÃO MEMES

Meme é um termo grego que significa imitação, na internet refere-se a “viralização” de um vídeo, uma imagem, uma frase, trecho de música... que espalha-se e torna-se mundialmente conhecido. Utiliza-se um meme para descrever uma situação, ou como você está se sentindo no momento, através de uma imagem ou frase utilizada anteriormente por outra pessoa pessoa que ficou famosa.

Exemplos de Memes: [pic 2][pic 3]

[pic 4]

Agora que já sabemos como é a abordagem funcionalista e o que são memes podemos fazer uma análise funcional do mesmo. Os memes se enquadram muito bem em uma análise funcionalista pois trata-se de uma situação em que se colocarmos apenas uma frase solta, ou uma foto sem relaciona-la com um contexto, um falante e um sentido, ela não terá sentido, seria apenas mais uma imagem ou frase solta que não teria impacto nenhum na pessoa que está recebendo. A análise funcionalista vai levar em consideração tudo isso, diferentemente da Formalista que iria analisar apenas a frase em si, sem analisar o contexto. Tratando-se do caso dos memes uma análise funcionalista faria mais sentido, pois dependendo do contexto e do falante um meme pode servir para diversas situações.

Percebemos que os memes tornaram-se uma coisa viral na internet e devemos procurar analisá-los da melhor forma possível, da que faça mais sentido, sem modificar a essência do mesmo, por isso a abordagem funcionalista seria a mais apropriada para a situação, em relação a formalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (646.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com