TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO: LETRAS – LÍNGUA PORTUGUÊSA

NATALI TEIXEIRA CARDOSO

TÍTULO: ANÁLISE DO AMBIENTE ESCOLAR

MARIANA / MG

OUTUBRO DE 2018

NATALI TEIXEIRA CARDOSO

TÍTULO: ANÀLISE DO AMBIENTE ESCOLAR

[pic 2]

MARIANA - MG

OUTUBRO DE 2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................03

1.        APRESENTAÇÃO ESCOLAR...............................................................04

1.1.        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR...............................04

1.2.        PROBLEMAS ENCONTRADOS NO COTIDIANO ESCOLAR..........05

2.        PROFESSORA, ALUNOS E SALA DE AULA.....................................06

2.1        RELAÇÃO ALUNO/PROFESSOR X PROFESSOR/ALUNO..............07

2.2        DIFICULDADES INDIVIDUAIS DO ALUNO......................................07

CONCLUSÃO....................................................................................................08

BIBLIOGRÁFIA................................................................................................09

ANEXO – PLANO DE AULA..........................................................................10


INTRODUÇÃO

O presente relatório de observação foi realizado especificamente na matéria de Português do ensino médio e tem como objetivo relatar a vivência e a prática de ensino-aprendizagem docente. Foi analisada a prática docente, o planejamento da aula, atividades, trabalhos e avaliações. Foi analisado também questões como didática, material utilizado, infraestrutura da escola e da sala de aula, e tudo que envolve o processo de ensino-aprendizagem, inclusive o comportamento dos alunos e do educador.

Está análise foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Cabanas, com alunos do segundo ano do ensino médio, no dia 08 de outubro de 2018, no período da tarde. Teve como objetivo principal, trazer o conhecimento prático e a vivência, observando as práticas docentes e o cotidiano em sala de aula.


  1. APRESENTAÇÃO ESCOLAR

Para a realização deste trabalho o primeiro passo, não menos importante, foi à escolha da instituição. O primeiro contato direto com a realidade em sala de aula, deu-se através da Escola Estadual de Ensino Médio Cabanas, situada na periferia da cidade de Mariana/MG.  

A escola de bairro que é de fácil acesso, não possui prédio próprio, conta com acomodações adaptadas e uma estrutura precária. As 8 salas de aula improvisadas, possuem carteiras e um quadro negro, atendem 16 turmas de 25 alunos cada. Seu principal público são estudantes de classe baixa da região.

A instituição trabalha com maior autonomia dos professores, para que definam melhores meios de ministrar sua aula e transmitir o conteúdo, visando sempre o melhor aproveitamento dos alunos.

Em 2014 funcionava o Projeto Reinventar o Ensino Médio, onde o aluno tinha uma disciplina complementar que abordava temas diversificados como Meio Ambiente, Turismo e Empreendedorismo. O projeto tinha a parceria da Samarco, Junior Achievement e a Secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Mariana.

Além das parcerias, vários projetos internos foram criados, dentre eles o Projeto Hora do Chá, onde os alunos criaram uma Hora do Chá, numa área antes desprovida, e inutilizada no espaço da escola, as orientações ocorriam na disciplina de Meio Ambiente.

  1.   PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR

                As diretrizes gerais e orientadoras da proposta da escola estão embasadas nos quatro pilares da UNESCO para a educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver; aprender a ser.

                O Projeto Político Pedagógico foi pautado após intensa reflexão e discussão sobre a finalidade da escola na comunidade.

                Por isso busca-se desenvolver atividades integradas e críticas da realidade na qual a escola está inserida dando um significado maior para as aprendizagens.

                A proposta foi desenvolvida após diagnóstico do levantamento da população, discussão junto com a direção, professores, alunos, funcionários e a comunidade escolar, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n°9394/96.

                Nesse sentido, planeja todas as atividades da escola, do pedagógico ao administrativo, construindo uma escola democrática capaz de contemplar vontades da comunidade onde está inserida. Em continua construção, avaliação e reelaborarão.

                A equipe escolar buscou a construção de uma escola pública de qualidade social, por meio da democracia, do conhecimento, do acesso, da qualidade do trabalho a ser prestado e da gestão.

                A escola foi criada em 2014, tendo sua proposta fundamentada em princípios legais e que atendesse a demanda escolar, e a partir da gestão de 2016, fez-se necessário avaliar e reelaborar o PPP que representa a busca da superação do caráter centralizado da escola, sendo que a autonomia assegura mais participação da comunidade e mais qualidade para a educação.

  1. PROBLEMAS ENCONTRADOS NO COTIDIANO ESCOLAR

A falta de estrutura física adequada e de qualidade, de materiais didáticos mais atuais e modernos (auditório e laboratórios devidamente equipados) e principalmente, os problemas sociais que afligem alguns alunos (conflitos familiares, drogas, gravidez na adolescência), são os principais problemas encontrados no cotidiano escolar.

São os fatores estruturais e sociais, que prejudicam o melhor desempenho do profissional da educação e também dificultam o aprendizado do aluno.

A falta de conforto e melhores condições de trabalho geram frustração e descontentamento no ambiente escolar, que também interferem no resultado acadêmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (305.3 Kb)   docx (120.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com