TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APLICABILIDADE DAS DOCE DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DOCENTE

Por:   •  23/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

A APLICABILIDADE DAS DCE DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DOCENTE

  1. INTRODUÇÃO

As Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE) são documentos oficiais do Estado do Paraná, que foram criadas a partir de um longo processo de discussão coletiva, o qual envolveu os professores da rede estadual de ensino, com o objetivo de nortear o trabalho do professor.

O texto que compõe as DCE’s apresenta uma breve discussão sobre as formas históricas de organização curricular, seguida da concepção de currículo proposta nestas diretrizes para a Rede Pública Estadual, justificada e fundamentada pelos conceitos de conhecimento, conteúdos escolares, interdisciplinaridade, contextualização e avaliação. Na sequência, contém um breve histórico sobre a constituição das disciplina como campo do conhecimento e contextualiza os interesses políticos, econômicos e sociais que interferiram na seleção dos saberes e nas práticas de ensino trabalhados na escola básica. Em seguida, apresenta os fundamentos teórico-metodológicos e os conteúdos estruturantes que devem organizar o trabalho docente.

Diferentemente dos PCN’s de Língua Portuguesa – os quais apresentam uma linguagem mais geral, sem, muitas vezes, citar os teóricos que embasam o documento – as DCE’s de LP são bastante detalhadas, apresentando, inclusive, exemplos de gêneros discursivos (e suas respectivas esferas de circulação) que podem ser trabalhados em sala de aula.

Por conta disso, infere-se que as DCE’s trariam mais clareza aos professores acerca de seus pressupostos teóricos e também em relação às propostas práticas em sala de aula. Muitos docentes, inclusive, utilizam o documento em seus planos de trabalho, mas a questão norteadora desta pesquisa é: as DCE’s servem de embasamento para a prática em sala de aula ou apenas como fonte para a preparação teórica de planos de trabalho?

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Perceber e analisar se os professores de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná realmente utilizam as DCE’s em sua prática, ou se consiste meramente em um texto teórico utilizado para a elaboração dos planos de trabalho dos professores.

  1. Objetivos Específicos

Questão 1:

Qual é a visão dos...

  • Analisar a visão dos docentes de Língua Portuguesa a respeito da aplicabilidade das DCE’s;

Hipotese1: Por conta da realidade escolar dos professores em ser entrevistados, acredita-se que muitos deles afirmaram não aplicar as DCE na sala de aula

  • Observar quais são os pontos teóricos do documento que mais ficam claros (e os que mais são obscuros) ao entendimento do professor de LP;
  • Hipótese:

Análise linguística...

  • Perceber por quais motivos as propostas das DCE’s são (ou não) aplicados em sala de aula;

Hipótese: Falta de formação continuada

  • Entender e refletir sobre as principais dificuldades dos educadores na compreensão e aplicabilidade de documentos oficiais de ensino, procurando apontar algumas saídas para tal problema.
  • Hipótese: As possíveis sugestões estão relacionadas a quetão de formação continuada

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para a fundamentação teórica deste trabalho, basearemo-nos em autores como João Wanderlei Geraldi, Irandé Antunes entre outros relevantes que abordam o tema da prática pedagógica.

  1. METODOLOGIA

        Em um primeiro momento, será feita a leitura atenta dos textos sobre as praticas pedagógicas e as DCE, e, então, faremos um questionário com alguns professores de Língua Portuguesa para sabermos se utilizam as DCE para a elaboração do seu plano de trabalho docente e se as põem em prática na sala de aula.

  1. CRONOGRAMA

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO ALUNO

2015

2016

ago

set

out

nov

dez

jan

fev

mar

abr

mai

jun

jul

Leitura das DCE de Língua Portuguesa

X

X

Fichamento de obras, como Portos de Passagens.

X

X

Coleta de dados (questionário) dos professores

X

X

Análise dos questionários

X

X

Desenvolvimento do texto

X

X

X

X

Relatório final

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com