TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE ESTRUTURADA DE LITERATURA COMPARADA

Por:   •  25/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

STEPHANY COSTA DE CARVALHO

ATIVIDADE ESTRUTURADA DE LITERATURA COMPARADA

SÃO LUÍS

2020

1 INTRODUÇÃO

         A literatura brasileira recebeu importante influência das literaturas europeia e lusófona, o que trouxe grandes contribuições para o desenvolvimento das temáticas e técnicas dos escritores brasileiros.

        Nessa perspectiva, o objetivo desta atividade estruturada é identificar dois autores de língua portuguesa, descrevendo os pontos de contato entre suas obras. As autoras escolhidas foram Cecília Meireles e Florbela Espanca. Esperamos apresentar uma análise clara e objetiva e fiel ao objetivo proposto.

2 PONTOS DE CONTATO ENTRE AS OBRAS DE CECÍLIA MEIRELES E FLORBELA ESPANCA

Cecilia Meireles foi uma das grandes poetas brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de novembro de 1901, vindo a falecer em novembro de 1964.  Além de poeta, foi escritora, cronista, teatróloga, tradutora, jornalista e professora. Como poeta, seu estilo era principalmente neossimbolista e seus temas incluíam tempo efêmero e vida contemplativa. Embora não se preocupasse com a cor local, o vernáculo nativo ou os experimentos em sintaxe (popular), ela é considerada um dos poetas mais importantes da segunda fase do modernismo brasileiro, conhecida pelo vanguardismo nacionalista. (SILVA, 2013).

Florbela Espanca foi uma poeta portuguesa. Nasceu no dia 8 de dezembro de 1894 em Vila Viçosa, no Alentejo e faleceu em 8 de dezembro de 1930. Autora eclética, Florbela Espanca escreveu poesia, contos, um diário e epístolas; traduziu vários romances e colaborou ao longo da sua vida em revistas e jornais de diversa índole, contudo ela era antes de tudo uma poetisa. Sua poesia, quase sempre em forma de soneto, lhe rendeu fama e o reconhecimento. A temática abordada é principalmente amorosa. O que preocupa mais a autora é o amor e os ingredientes que romanticamente lhe são inerentes: solidão, tristeza, saudade, sedução, desejo e morte. A sua obra abrange também poemas de sentido patriótico, inclusive alguns em que é visível o seu patriotismo local: o soneto "No meu Alentejo" é uma glorificação da terra natal da autora. (FARRA, 2007)

Ambas as autoras são nomes importantes para literatura e vários estudiosos identificaram diversos pontos de contato entre suas respectivas obras. De acordo com Tavisan (2007) nas obras de ambas as poetizas, o discurso feminino, que, na busca empreendida pela mulher, ao encalço de sua própria imagem e de seu lugar no mundo, se implícita a compreensão do fazer poético. De acordo com a autora as duas poetizas recorrem a metalinguagem e a temas recorrentes sobre a vida da mulher.

Para Hunnhoff (2008), o tempo é fator de identidade para ambas as poetizas, suas obras contemplam temas como o fluir do tempo, a solidão, o caos existencial, o universo dos sonhos, a transitoriedade do ser humano e a efemeridade, também trazem concepções por vezes agnósticas, espiritualista, musical e intimista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com