TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Sermão 1672

Por:   •  22/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 2

Análise :

Quarta-Feira de Cinzas - 1672

O padre Antônio Vieira estava em uma igreja em Roma quando escreveu esse sermão, onde ele diz que deveríamos aproveitar essa quarta-feira de Cinzas para “renascer”, “ressurgir”.

Nesse sermão, Vieira propõe 2 questões: ser pó e voltar a ser pó. Para entendermos como o pó se tornará uma figura humana, ele pede inspiração a Maria. Cita como exemplo o velho testamento quando Moisés pede a Arão que lance sua vara ao chão e esta se transforma em uma serpente que devora as demais e volta a ser vara novamente, nisto ele diz que cada coisa é o que foi e não o que é, reforçando que o homem veio do pó e para o pó irá retornar.

Esta nossa chamada vida não é mais que um círculo que fazemos de pó a pó: do pó que fomos ao pó que havemos de ser. Uns fazem o circulo maior outros, menor, outros mais pequenos [...]. O pó que foi nosso princípio, esse mesmo, e não outro, é o nosso fim.” – Um dos momentos em que ele cita/explica suas ideias. Veja também quando ele diz: “ Todos nascemos para morrer, e todos morremos para ressuscitar”. Aqui fica clara essa ideia não só da morte, mas também da ressurreição, e com esta citação o religioso nos prova a existência de uma vida após a morte, ou seja, um espírito ou um bem melhor após a morte.

O objetivo do Padre Antônio Vieira era convencer as pessoas a mudarem seus hábitos, largar o pecado para praticar bons costumes como cristão, usando o argumento do “pó”. O pensamento dele é que esta vida terrena é um cárcere, um lugar de misérias e sofrimento, de que se obtém a libertação por meio da morte

Tem um contraste da fé e da razão, de Deus e do homem, da vida e da morte, que encontramos com facilidade. Com esse contraste, o Padre Antônio Vieira retrata bem as suas ideias religiosas, além de deixar clara a sua tentativa de fazer com que as pessoas mudem com base no conceito de “do pó a vida, da vida ao pó”.

-Caroline e Giovanna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com