TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aquisição da Linguagem

Por:   •  14/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1: Aquisição da escrita pela criança

Passo 1: Realizar a leitura do capítulo e atentar-se às abordagens teóricas de Skinner, Chomsky, Piaget e Vygotsky. Elaborar um resumo das principais ideias defendidas pelos teóricos.

Burrhus Frederic Skinner

Skinner defendia a ideia de que a aquisição da linguagem dá se através do estímulo- resposta.

Segundo ele, o ambiente é responsável pela formação da criança.

Esse estímulo resposta vem do reforço positivo e negativo, que pode ser por meio de castigo ou premiação.

Lembrando que, depois de algum tempo, a criança consegue corrigir alguns erros que no inicio da língua materna são considerados comuns, uma vez que a linguagem é adquirida através da leitura, escrita, escuta e gramática.

O centro do behaviorismo são as emoções, pensamentos e vontades, que devem ter a intervenção dos adultos para que ela se comunique bem e faça melhor uso da linguagem.

No processo de aprendizagem existem dois tipos de estímulos, que são conhecidos por input (entrada) e output (saída).

Chomsky em contra partida, se opôs a essa tese , pois acreditava que a teoria do behaviorismo não contribuía em nada para a aquisição da linguagem.

Noam Chomsky

Chomsky acreditava que a aquisição da linguagem se dava por meio de um dispositivo que já estava inerte da criança, ou seja, a criança não adquiria a linguagem através dos adultos, mas aprimora o que já se sabe.

A linguagem através do inatismo propõe a ideia de que a criança constrói só mecanismo e regras para dominar a linguagem, no inicio chamava-se LAD (language acquisition device), o mecanismo faz aflorar o conhecimento que está inerte. Leva-se em consideração a experiência natural da criança.

Jean William Fritz Piaget

Segundo Piaget a construção da linguagem se dar por meio da capacidade intelectual da criança, ou seja, o quão a sua inteligência foi estimulada e desenvolvida.

A criança para Piaget aprende a falar quando há um contato com o falante, ou seja, ela constrói sua estrutura, o seu meio e sua própria forma de reproduzir e expressar-se dentro do meio.

Tudo se deve ao tempo de desenvolvimento cognitivo e biológico da criança.

Lev Semenovitch Vygotsky

Vygotsky desenvolveu um grande trabalho, reconhecido pelos estudiosos sobre a formação de conceitos. Os conceitos espontâneos ou de cotidiano, também chamados de senso comum, são aqueles que não passaram pelo crivo da ciência. Os conceitos científicos são formais, organizados, testados pelos meios científicos que normalmente são transmitidos pela escola e que aos poucos vão sendo incorporados ao senso comum.

Ele trouxe uma nova perspectiva de olhar às crianças. Segundo o filósofo o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua relação e interação com outros indivíduos e com o meio em que vive. Pois a interação com o indivíduo possibilita a geração de novos conhecimentos e experiências, fazendo assim com que a criança desenvolva a fala ou que aumente seu leque de conhecimento, essa socialização ocorre no dia a dia, através da fala que desenvolve com o adulto, a qual expressa o que foi internalizado a partir da ação dos indivíduos.

Trabalhou também com a ideia de zonas de desenvolvimento. Todos nós já temos uma zona de desenvolvimento real, composta por conceitos que já dominamos. E zona de desenvolvimento proximal, sendo este os conceitos que ainda não dominamos mas que ampliam o nosso conhecimento e logo faram parte do nosso léxico.

Estabelece três estágios na aquisição desses conceitos. O primeiro é dos conceitos sincréticos, ainda psicológicos evolui em fases e a escrita acompanha.

Uma criança de aproximadamente 3 anos de idade escreve o nome da mãe ou do pai, praticando a escrita indecifrável, que pode ser desenhos e riscos. Aproximadamente aos 4 anos de idade a criança entra em uma nova fase, a pré silábica, que pode ser semelhante ao desenho da fase anterior, mas um pouco mais elaborado contendo letras inventadas e letras convencionais jogadas aleatoriamente sem obedecer a nenhuma sequência. No desenvolvimento aos 4 ou 5 anos a criança entra em outra fase, a escrita silábica, quando as letras convencionais representam sílabas, não separam vogais e consoantes, fazendo uma mistura.

Com 5 anos a criança entra na fase escrita silábica alfabética. Neste momento a escrita é caótica, faltam letras, mas apresenta evolução em relação a fase anterior. Com mais ou menos 6 anos a criança entra na fase da escrita alfabética, sendo já conhecedora do valor sonoro das letras, mas ainda erra. Somente com o hábito de ler e escrever que esses erros vão sendo corrigidos.

Vygotsky declara que a palavra possui um significado e um conceito.

Significado: consististe em um fenômeno da linguagem.

Conceito: estabelece relações entre os objetivos e suas ações, constituindo o fenômeno do pensamento. Por exemplo o lápis seria o significado e aquilo que o lápis e capaz de fazer é o conceito.

A linguagem é, antes de tudo social. Por tanto, sua função inicial é a comunicação e compreensão. Essa função comunicativa está combinada com o

pensamento. A comunicação é uma espécie de função básica porque permite a interação social e, ao mesmo tempo, organiza o pensamento.

Para o filósofo a aquisição da linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com