TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de PCC da disciplina Didática

Por:   •  25/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE SEGUNDA GRADUAÇÃO

LETRAS – INGLÊS

DANIELLA RODRIGUES CAETANO DA SILVA

MATRICULA: 202105108684

METODOLOGIAS ATIVAS: O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DOS SENTIDOS

Goiânia

2021

DANIELLA RODRIGUES CAETANO DA SILVA

MATRICULA: 202105108684

METODOLOGIAS ATIVAS: O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DOS SENTIDOS

Trabalho Observa, pesquisar e Construir o Conhecimento apresentado como requisito parcial para obtenção da aprovação na disciplina PCC – Prática como Componente Curricular Didática, pelo Curso de Letras – Inglês da Universidade de Sá.

Goiânia

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                                                                                04

2  O APRENDIZADO DA LINGUA INGLESA ATRÁVES DOS SENTIDOS           05

3 CONCLUSÃO                                                                                   09

4 REFERÊNCIAS                                                                                10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo a aplicação de metodologia ativa no ensino da língua inglesa de forma a estimular os alunos a participarem do processo de aprendizado da língua estrangeira utilizando a percepção dos cincos sentidos humano, tendo como foco o ensino diversificado e inclusivo do conteúdo programado dentro do ambiente escolar.

Buscando desta feita incluir o aluno como protagonista do aprendizado da disciplina, cabendo tão somente a professora orientar e direcionar através da apresentação e contextualização da língua na realidade acadêmica de cada aluno e assim encontrar as dificuldades de aprendizado de cada um a fim de solucionar as dificuldades de aprendizado e interação.

De tal sorte, neste trabalho, iremos abordar a metodologia dos sentidos, usando a visão por meio da leitura, da imagem, do encenar, da língua de sinais, audição através da música, tato na confecção de texto e palavras, olfato e paladar utilizando sabores e cheiros na fixação da memória e aprendizado.

METODOLOGIAS ATIVAS: O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA ATRÁVEIS DOS SENTIDOS

Segundo Aristóteles nossos pensamentos não surgem de nossa alma com o mundo das ideias, mas da experiência sensível -“Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos”-, assim divergindo de seu mestre Platão, o filosofo acreditava que os 5 sentidos humanos eram responsáveis pelo aprendizado e a fixação deste.

Partindo deste conceito, é certo que na educação infantil, em especial as primeiras series, todas as modalidades sensoriais podem ser utilizadas com mais frequência e aplicada para que o aluno possa atingir um nível de autoconhecimento necessário para sua autonomia e um melhor aprendizado.

É comum em sala de aula, em especial nos primeiros anos o educador usar com maior frequência, a visão e a audição, pois lhe foi ensinado que estas contribuem em medida maior no aprendizado do que as demais modalidades sensoriais.

O que se torna difícil vislumbrar um transmissor do conhecimento utilizando o olfato ou o paladar para estimular o aluno a reter na sua memória olfativa, gustativa e no tato a reter a informação, sentidos esses, diga-se de passagem, mais duradouros e intenso que a audição e a visão, visto que desencadeiam lembranças e emoções, por vezes intensas.

Desta feita, ao ministrar aulas de Inglês em turmas do 1ª ao 5º ano do ensino fundamental, após identificar as diferentes preferências sensoriais dos alunos e seu comportamento durante o aprendizado, será inserido na vida acadêmica e aprendizado da matéria aulas interativas.

Inicialmente, o ensinamento sensorial será por meio da visão, quando será feita uma leitura dinâmica silenciosa do alfabeto inglês, apenas passando os olhos no texto sem compromisso de reter o conhecimento no primeiro contato com a matéria, logo após os alunos serão convidados a terem seus olhos vendados para que o possam ouvir de forma atenta a reprodução do alfabeto, com enfoque apenas na leitura feita em voz alta pelo educador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (302.6 Kb)   docx (195.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com