TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 1 Disciplina 2

Ensaios: Atividade 1 Disciplina 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB

PNAP-GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: ESTADO, GOVERNO E MERCADO

PROFESSOR: FRANCISCO LAÉRCIO PEREIRA BRAGA

TUTOR(A): RENATA CUSTÓDIO DE AZEVEDO

ALUNO: TIAGO CRUZ ALBUQUERQUE

ATIVIDADE 01

Quixeramobim-CE

2014

1.INTRODUÇÃO

O homem sempre se utilizou de recursos e de negociatas para conquistar aquilo que não possuía e aquilo que não tinha condições de produzir. Dentro da historia da civilização onde o homem primitivo para se defender do frio e da fome abrigava-se em cavernas e se alimentava de frutas silvestres, ou do que conseguia obter da caça e da pesca. Ao longo do tempo como o seu desenvolvimento o homem passou a sentir a necessidade de ter mais conforto e desse modo passou a reparar no seu semelhante. Assim , em decorrência das necessidades individuais surgiram as trocas. (Disponível em:< http://www.casadamoeda.gov.br/portalCMB/menu/cmb/sobreCMB/origem-dinheiro.jsp> acesso em: 01 de out de 2010).

Das trocas e com o surgimento da moeda se instituiu o mercado, pois o objetivo deixou de ser a subsistência e passou a ser o lucro e consequentemente com um eventual sucesso uma posição de destaque na sociedade. Adam Smith já dizia que o mercado é movido pelo caráter egoísta do homem e do seu interesse de maximizar seus lucros, e dessa necessidade de se sobressair surge a concorrência, e por incrível que pareça é por essa “briga” por espaço que se tem o equilíbrio econômico do mercado.

2.DESENVOLVIMENTO

A ampla concorrência ela torna desnecessária a intervenção estatal para essa autoregulação, pois o fornecimento de bens e serviços requeridos pela sociedade, através da lei da oferta e da procura torna os preços acessíveis aos consumidores.

Analisando a Lei da oferta e da procura pode-se deduzir que o preço de alguma mercadoria ou serviço é pré estabelecido pelo consumidor, pois suas anuências nas preferências pré determinadas por tendências fazem o balanceamento no desequilibro existente, e que faz dessa lei um ponto primordial quando se fala de mercado. Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto procura é o interesse existente em relação ao mesmo. A oferta depende do preço, da quantidade, da tecnologia utilizada na fabricação entre outras coisas relacionadas aos produtos e serviços. A procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto (CABRAL, Gabriela. Equipe Brasil Escola. disponível em: < http://www.brasilescola.com/economia/lei-da-oferta-e-procura.htm> acesso 01 de out de 2014).

Então em suma quando um produto é bastante procurado e a sua produção é baixa seu preço encarece, e quando um produto não tem uma procura na medida de sua produção seu preço barateia. Essa questão da lei da oferta e da procura balanceia e regula o mercado pelo fato dessa questão esta ligada diretamente no fator concorrência.

A concorrência surge da disputa que ocorre entre dois ou mais fornecedores que vendem produtos da mesma espécie, e essa concorrência é um estado habitual de mercado, e dentro desse aspecto o fornecedor através da concorrência busca a justa retribuição pelo seu trabalho.

“A concorrência é o motor primeiro da atividade, o mais poderoso estimulante de todo adiantamento. A proteção contra a concorrência é uma proteção que visa impulsionar a ociosidade, a rotina e o estéril repouso das faculdades humanas. Onde não há concorrência, existe monopólio. A concorrência leva consigo a responsabilidade individual. Em suma, a concorrência é norteada por um regime de paz, é a única e verdadeira harmonia de todas as liberdades necessárias à produção e distribuição de riqueza”( Disponível em: < http://www.infoescola.com/economia/concorrencia/> acesso em 01 de out de 2014).

Então percebe-se que se a livre concorrência impulsiona o mercado que impulsiona a vida em sociedade. Muitos entre os socialistas, compartilham da idéia de que a concorrência é um estado de guerra da sociedade, consideram um regime bárbaro e selvagem.

“Eles pensam que a concorrência ilimitada e universal conduz a uma maneira muito desigual de repartir a riqueza produzida, fato do qual nasce o mal estar contínuo das classes trabalhadoras e a miséria do povo, no seio da sociedade. Pensam que assim se consagra a tirania do capital, ou seja, que a antiga aristocracia sangrenta foi trocada pela aristocracia moderna do dinheiro, composta pelos senhores feudais dos bancos e das indústrias cujos vassalos são os trabalhadores”. ”(Disponível em: < http://www.infoescola.com/economia/concorrencia/> acesso em 01 de out de 2014).

Para os socialistas a concorrência é o estopim para desigualdade social, como a citação diz é a miséria do povo. O fato de existir uma “competição” entre fornecedores que como Adam Smith bem coloca ao dizer que: “ O mercado é regidos por determinadas leis que estão diretamente associadas ao caráter egoísta do ser humano” coloca a concorrência ao crivo dos socialistas como um “ mal para sociedade” e isso relata bem o contrastes de visões que esta por traz desse assunto.

3.CONCLUSÃO

Adam Smith considerado um dos maiores entusiastas do liberalismo econômico e considerado como um dos que mais contribui para percepção da economia de livre mercado quando joga a afirmação “A existência da concorrência é, portanto, condição indispensável para o funcionamento do mercado” nos faz pensar no quão é benéfica a livre e acirrada concorrência para o mercado e para nossa sociedade. O equilíbrio que a concorrência traz para o mercado é fundamental, pois sem sua existência poderíamos ter mercadorias a preços exorbitantes ou poderíamos ter mercadorias sem valor algum, e o cenário seria totalmente diferente. A concorrência é peça de fundamental importância para engrenagem do mercado e para a vida em sociedade, proporcionando um equilíbrio que torna desnecessário um estado intervencionista, e favorece aqueles que trabalham arduamente para fomentar a concorrência.

4. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

COELHO, Ricardo Corrêa. Estado, Governo e Mercado. Ministério da Educação-MEC.Florianopolis.2009

( Disponível em: < http://www.brasilescola.com/economia/lei-da-oferta-e-procura.htm> acesso 01 de out de 2014)

(Disponível em:< http://www.casadamoeda.gov.br/portalCMB/menu/cmb/sobreCMB/origem-dinheiro.jsp> acesso em: 01 de out de 2010).

( Disponível em: < http://www.infoescola.com/economia/concorrencia/> acesso em 01 de out de 2014).

...

Baixar como  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »