TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise na Educação Brasileira

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Crise na educação brasileira

O Brasil encara uma situação de estagnação em nossas escolas, houve sim o crescimento significativo em alguns anos, porém esse avanço paralisou e agora colhe-se o fruto de tanto descaso.

Alguns alunos não conseguiram dentro do sistema de ensino atual, adquirir conhecimento interpretativo, e por isso são chamados analfabetos funcionais. Estes aprendem apenas o que foram condicionados a aprender, já que o ensino brasileiro possui a cultura do tradicionalismo.

Essa educação tradicional impede que ocorra um avanço significativo dentro do ensino e na vida dos educadores e alunos. Um simples exemplo seria a proibição do ensino de gêneros na escola, que nada mais é que, um esclarecimento sobre questões como machismo e respeito as diferenças, suas graves discriminações e como afetam não só a escola em que esses indivíduos se encontram, mas todo o mundo.

Pessoas que defendem o tradicionalismo acabam por não apoiar essas mudanças, que através de estudos e pesquisas, provam-se eficazes no combate a violência, a intolerância e até a diminuição de crimes no país em que essa sistema de ensino é liberado.

Outra questão muito importante que acaba por atrasar nossa melhoria de ensino é a formação  básica, e o pouco  investimento nos profissionais da educação. O professor é fundamental não só para a escola, mas para todos, e um incentivo, um investimento no lugar certo, é capaz de mudar a realidade de muitas escolas.

A escola hoje ainda é muito negligenciada, não se vê investimentos nem financeiros e nem sociais, os métodos de ensino estão atrasados, os professores desmotivados em sua maioria, a comunidade não entende e muito menos é incentivada a entender seu papel importantíssimo no desenvolvimento do sistema escolar.

Para que haja alguma mudança dentro dos quadros já falados precisamos que o governo veja a educação como uma prioridade inata e não como um luxo. Educação não é brincadeira e não deve ser tratada com descaso, é ela que forma, cria e renova cidadãos prontos para viver, crescer e mudar a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com