TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atual Crise política brasileira

Por:   •  1/6/2018  •  Artigo  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 11

Atual crise política brasileira

A atual crise política brasileira se dá a partir de um conjunto de fatores críticos éticos, políticos e econômicos, que resultam da combinação de uma profunda crise ética baseada na degeneração de figuras políticas, sobretudo diante a corrupção sistêmica praticada numa escala jamais vista na história nacional, gerando como resultado imediato uma crise política provinda de uma crise econômica.

        Contudo a crise política se mostra enraizada principalmente no âmbito social de uma forma ética, uma vez que é comum para o cotidiano da população se deparar com um cenário de corrupção tem diversos se não todos os níveis estando presente tanto no microssocial quanto no macrossocial. Quem vem a ser cometidos tanto ao suborno que é repassado a um examinador para facilitação da obtenção  de uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ate a um eleitor que vende seu voto a troca de uma esmola qualquer.

        “Diante tal fato o que maximizaria de melhor maneira tal comportamento da população¿”

        A ética claramente é a principal ou uma das principais causas das quais o cenário político nacional se encontra em crise, embora a formação ética se da pela formação intelectual que cada sujeito recebe no decorrer de sua formação. Fato que vem a se tornar impossível de ocorrer, devido ao claro desinteresse de todas as esferas políticas pela elaboração e disponibilização de educação de qualidade a população principalmente de menor poder aquisitivo.

        Essa falta de interesse político se vê por vários motivos, embora em dois deles a matemática fica clara; a primeira delas é que para o alto poder político uma educação de alta qualidade não só traria consigo a médio longo prazo o desenvolvimento tecnológico, novas fontes de capital,  mas sim um serio risco de comprometimento de seus interesses pessoais perante a grandes escândalos.... continua ..

               Para entendermos um pouco mais sobre a crise política no Brasil, e apontarmos soluções eficazes para as mesmas, devemos em primeiro lugar procurar entender a origem do nosso modo de viver, dos paradigmas da sociedade, do ethos, da linguagem como forma de pensamento, e como isso influencia no nosso modo de agir, logo como influencia no microssocial e no macrossocial. É necessário entender nossas origens, as raízes do Estado de Direito Democrático e em qual esfera o mesmo se insere e como funciona sua organização, para que assim possamos iniciar um estudo apontando as soluções para a crise política brasileira, uma vez que as causas ja foram citadas nos parágrafos acima.

               Paradigma consiste em um padrão ou modelo aceito, são estruturadores e dão sentido de direção para compreensão da estrutura do ethos, mediante os conjuntos de signos de significações, sendo eles fundametais na linguagem cultural. Conforme Henrique Cláudio de Lima Vaz (2000) Ethos, palavra de origem grega, que significa a moradia do animal. A partir da mesma surge a expressão ethikè, onde se originou a palavra ética. Porém a palavra ethos possui mais de uma interpretação. Em primeiro lugar temos ethos como a casa do homem, o mesmo habita sobre a terra acolhendo-se ao recesso seguro do ethos, um lugar permanente de estadia e habitual, protetor, dando a significação do ethos, como um costume, estilo de vida durável. A partir da metáfora exposta da moradia e do abrigo, a partir do ethos, o mundo torna-se habitável. A segunda definição, refere-se ao comportamento humano, que tem como resultado um constante repetir das mesmas ações. Ocorre frequentemente, porém não sempre, nem em prol de uma necessidade natural. No processo de formação do habito e seu termo como disposição permanente para agir de acordo com as exigências para realização do bem ou do melhor, o ethos se põe como espaço de atuação do homem, ou também como lugar privilegiado para inscrição de sua práxis.

               Ética por sua vez, pode ser compreendida como a ciência do ethos, uma vez que o ethos se torna presente na formação do habito humano, de suas ações interiores e exteriores. Quando o ser torna-se virtuoso habitualmente, logo torna-se ser-ético, o significado de sua experiência transmite-se ao ethos num processo dialético- dialógico, através da linguagem. É valido ressaltar que a linguagem como forma de pensamento é composta de preposições, representações atreladas a signos e símbolos de linguagem, como palavras e frases, que são construídos a todos os instantes, com o processo de construção da própria linguagem. Desta forma conclui-se que todas as representações são construídas a partir de preposições de linguagem, tornando-se necessário o estudo da hermenêutica sobre o passado para a compreensão do sentido de significado do presente. Quando levamos essa ideia para a conduta humana, quando o mesmo fala ou faz, todo ato de fala transforma a realidade, implica mudança social, alinhando-se com a Teoria sobre o ser-ético de Lima Vaz (2000), que dialoga com o pensamento de Gualter (2010), quando o mesmo discursa sobre o impacto da esfera microssocial sob a esfera macrossocial, uma vez que o significado da experiência individual do ser-ético influencia eticamente outros indivíduos possibilitando que também se tornem seres éticos, modificando a esfera macrossocial a partir da esfera microssocial. Quanto mais mergulharmos na hermenêutica da linguagem, teremos maior compreensão do sentido principiológico da fundamentação do bem, como da própria existência da linguagem, processo que feito a partir da correta hermenêutica, e desenvolvido por uma educação de qualidade, possibilita com maior facilidade a formação do ser-ético.

               Porém, para que se possa entender a fundo o epicentro do problema da crise política no Brasil, é necessário entender como se estruturam as três esferas do ethos: a privada, a pública e a política. Temos primeiro a sociedade civil, constituída pelo indivíduo, pelas pessoas jurídicas do Direito Privado (associações, sociedades simples e as empresarias, partidos políticos, organizações religiosas, etc.) e pelos seres privados despersonalizados. A esfera pública é reflexo da comunicação da sociedade civil. Nesta esfera, é expressa a voz das lideranças sociais, que deveriam representar a voz do povo e das necessidades, entretanto como visto atualmente no cenário brasileiro essas lideranças assumem outros comportamentos, atendendo apenas a interesses minoritários, egocêntricos e hedonistas. A esfera política é estruturada por meio de pessoas do Direito Público Internos e pessoas do Direito Privado, atuam respectivamente, na Administração, como a União, os Estados-Membros da Federação, o Distrito Federal, os Municípios, estes na Administração Direita; e as autarquias e fundações de Direito Público, todos seres pessoas de Direito Público, e as chamadas empresas públicas e sociedade empresarias anônimas de economia mista, estas pessoas jurídicas de Direito Privado, enquadradas nas Administração dita como Indireta. Esses seres de existência sociológica possuem atribuição do Sistema Legal, sujeitos de deveres e direitos, são categorizados como uma realidade técnica, existem através de órgãos, estes que por sua vez se estruturam por meio de cargos públicos que devem ser ocupados por indivíduos para fins de exercícios de função publica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (302.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com