TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dança tem sua importância para alcançar os objetivos da Educação

Por:   •  6/5/2018  •  Resenha  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Na escola a dança  não  é  a  arte  do   espetáculo,  é  educação  através  da  arte.  A dança  tem  sua importância  para  alcançar  os  objetivos  da  Educação,  um  deles sendo  o  desenvolvimento  dos  aspectos  afetivo  e  social,  portanto  esta  prática propiciana  para o aluno  grandes  mudanças  internas  e  externas,  no   que  se  refere  ao  seu comportamento, na forma de se expressar e pensar. Atualmente, é um importante conteúdo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar, no entanto, é pouco explorado, e não muito desenvolvido. o trabalho com este conteúdo na escola, muitas vezes, se limita as apresentações em festividades escolares, “as dancinhas”, ou seja, coreografias elaboradas  pelos professores a serem incorporadas de forma “mecânica”, as quais não têm significado para os alunos, pois são tratadas de forma superficial.

Uma lista de  a dança já faz parte do contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais tanto de Educação Física como de Arte, ou seja, uma prática da cultura corporal a ser desenvolvida de forma interdisciplinar na escola .Dança bem ensaiado não cumpre o papel artístico e educativo.

A dança na escola tem o compromisso de “ampliar a visão e as vivências corporais dos alunos em sociedade a ponto de torná-lo um sujeito criador-pensante de posse de uma linguagem artística transformadora”. a dança já faz parte do contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais tanto de Educação Física como de Arte, ou seja, uma prática da cultura corporal a ser desenvolvida de forma interdisciplinar na escola.  Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. "É um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez", A Dança sempre fez parte da vida humana e antes mesmo do homem falar ele se expressava corporalmente por meio da dança ritualística buscando aproximar-se das forças da natureza. existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver. Com o passar dos anos, a dança foi sendo cada vez  mais conhecida e valorizada.  A dança  ho je  é  tratada  como  um  componente  fo lclórico,  uma  diversão,  ela   é modificada  no cu rrículo escolar, dificilmente é tratada  como um  conteúdo  que possui  um  conhecimento  próprio,  capaz  de  apreender  a  expressão  corporal  como linguagem.

A prioridade é levar a criança a ter consciência corporal e entender como o corpo dela se relaciona com o espaço. Por volta dos 10 anos, a criança sedentária pode apresentar encurtamento de alguns músculos, o que provoca tensão. Esse estado tira o corpo da postura vertical, fundamental para que os sentidos,visão, audição etc. funcionem bem e para manter a concentração inclusive nas aulas.  Passos de dança e o alongamento contribuem para evitar a tensão. "A dança é a única manifestação artística que realmente integra o corpo e a mente"

A dança como conteúdo escolar inserido nas aulas de Educação Física pode ser trabalhada em vários aspectos trazendo benefícios para o educando emocionalmente, fisicamente, intelectualmente e socialmente, auxiliando de maneira positiva a construção do conhecimento do individuo em relação a cultura corporal do movimento, trezendo saúde e o resgate de aspectos históricos e sócio cultural.

A  dança  também  consegue  levar  o  aluno  a  conhecer  outras  culturas,  outras crenças,  modos  de  viver  diferentes,  ainda  enqua nto  processo  educacional  po derá contribuir  para  aprimorar  as  hab ilidades  físicas,  os  po tenciais  de  cada  um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com