TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dança tem sua importância para alcançar os objetivos da Educação

Por:   •  6/5/2018  •  Resenha  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 4

Na escola a dança  não  é  a  arte  do   espetáculo,  é  educação  através  da  arte.  A dança  tem  sua importância  para  alcançar  os  objetivos  da  Educação,  um  deles sendo  o  desenvolvimento  dos  aspectos  afetivo  e  social,  portanto  esta  prática propiciana  para o aluno  grandes  mudanças  internas  e  externas,  no   que  se  refere  ao  seu comportamento, na forma de se expressar e pensar. Atualmente, é um importante conteúdo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar, no entanto, é pouco explorado, e não muito desenvolvido. o trabalho com este conteúdo na escola, muitas vezes, se limita as apresentações em festividades escolares, “as dancinhas”, ou seja, coreografias elaboradas  pelos professores a serem incorporadas de forma “mecânica”, as quais não têm significado para os alunos, pois são tratadas de forma superficial.

Uma lista de  a dança já faz parte do contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais tanto de Educação Física como de Arte, ou seja, uma prática da cultura corporal a ser desenvolvida de forma interdisciplinar na escola .Dança bem ensaiado não cumpre o papel artístico e educativo.

A dança na escola tem o compromisso de “ampliar a visão e as vivências corporais dos alunos em sociedade a ponto de torná-lo um sujeito criador-pensante de posse de uma linguagem artística transformadora”. a dança já faz parte do contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais tanto de Educação Física como de Arte, ou seja, uma prática da cultura corporal a ser desenvolvida de forma interdisciplinar na escola.  Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. "É um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez", A Dança sempre fez parte da vida humana e antes mesmo do homem falar ele se expressava corporalmente por meio da dança ritualística buscando aproximar-se das forças da natureza. existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver. Com o passar dos anos, a dança foi sendo cada vez  mais conhecida e valorizada.  A dança  ho je  é  tratada  como  um  componente  fo lclórico,  uma  diversão,  ela   é modificada  no cu rrículo escolar, dificilmente é tratada  como um  conteúdo  que possui  um  conhecimento  próprio,  capaz  de  apreender  a  expressão  corporal  como linguagem.

A prioridade é levar a criança a ter consciência corporal e entender como o corpo dela se relaciona com o espaço. Por volta dos 10 anos, a criança sedentária pode apresentar encurtamento de alguns músculos, o que provoca tensão. Esse estado tira o corpo da postura vertical, fundamental para que os sentidos,visão, audição etc. funcionem bem e para manter a concentração inclusive nas aulas.  Passos de dança e o alongamento contribuem para evitar a tensão. "A dança é a única manifestação artística que realmente integra o corpo e a mente"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com