TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didatica Do Professor Ruim

Exames: A Didatica Do Professor Ruim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Os professores apesar de considerarem a importância do planejamento colocam uma série de obstáculos em sua realização, percebendo-o apenas como algo burocrático, que é realizado por imposição da equipe pedagógica, como ato de preencher papéis. Contudo, se não houvesse a cobrança, trabalhariam por longo tempo sem realizar planejamento, o que nos leva de maneira geral a acreditar que esta prática está marcada pela descrença dos professores. Os professores precisam ser sensibilizados sobre a necessidade de transformação.

Para planejar temos que ter claro o educando que queremos formar e a escola que temos e queremos, ter clareza quanto a nossa concepção de escola e sociedade. Implica em uma tomada de decisão, onde precisamos saber o que pretendemos (objetivos), o que ensinar? (conteúdos), como ensinar? (metodologia), como verificar se atingiram os objetivos? (avaliação). Planejar conduz a transformação da prática pedagógica, sendo um meio e não um fim em si mesmo. Só podemos ensinar bem, se sabemos onde queremos chegar.

Nos anos 60/70 à desinstitucionalização à educar em ambiente menos restritivo;

Alguns considerados aptos passaram a ser encaminhados para escolas regulares, classes especiais ou salas de recursos.

O deficiente passou a ser encarado como “necessidades educacionais especiais” à problemas de aprendizagem à requeria atenção mais específica e maiores recursos educacionais à reorganização curricular, formação de professores, novos métodos de ensino, posturas na atuação e responsabilidade das escolas;

Modelo médico da deficiência à problema está no indivíduo à ele que precisava mudar para se adaptar à sociedade ou ser mudado através da reabilitação ou cura.

As mudanças legais na legislação da educação brasileira foram conquistadas, seguindo exigências governamentais e atendendo as reivindicações da sociedade civil. Essas conquistas somente ocorrem quando a sociedade civil se organiza para exigir uma educação com qualidade, universal, gratuita, laica e que atenda toda a população igualmente, ou seja, democrática.

As necessidades educativas atendem as exigências sociais. No entanto, cada período é marcado por teorias pedagógicas que traduzem o pensamento de cada época, ou seja, como os educadores, junto com a sociedade, pensam, organizam e articulam a educação escolar. Assim, a educação e as práticas educativas, que é como essa educação se efetiva na escola, são marcadas por teorias pedagógicas. Essas influenciam a formação de organização das escolas, os currículos, os conteúdos, a metodologia, a avaliação, enfim, o fazer pedagógico na escola. Perpassam ainda pelo saber dos professores, ou seja, a forma de pensar e a postura de cada um

Hoje a gente sabe, graças a Descartes, que assim como a mente influencia o corpo, também o corpo é também capaz de influenciar a mente. E esta foi uma grande contribuição para o desenvolvimento da psicologia como ciência, pois enquanto se supunha que a mente era o manipulador, sendo o corpo sua marionete, tornava-se difícil estudar as manifestações desta mente.

2 DESENVOLVIMENTO

Um professor ruim ignora o que venha a ser didática. Sendo esta a "arte de ensinar",

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com