TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática na formação de professores

Pesquisas Acadêmicas: Didática na formação de professores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa de campo, em escola privada, de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, onde se buscou conhecer o dia a dia do trabalho realizado na instituição investigada. Buscamos observar como se desenvolve o ensino e práticas em sala de aula, de que maneira o professor conduz a aprendizagem, e como é o método aplicado pelo professor; se o aluno consegue entender o ensino aprendizagem e como ele lida com isso.

Foram realizadas atividades em planejamentos organizados para desenvolver entrevistas e questionários, com os funcionários que conhecem a dinâmica da escola, onde foram utilizados questionários oferecidos pelas alunas de Pedagogia da UNINTER.

A pesquisa é muito importante, pois se pode ambientar com a convivência na escola, para que se familiarize com as praticas de sala de aula, seus ambientes, problemas, desafios, dificuldades, satisfações e obstáculos vencidos por elas.

Nesse sentido buscamos apresentar informações concretas de entrevistas e questionários com alunos de ensino fundamental e médio assim como com professores para que nossa pesquisa seja enriquecedora para nosso aprendizado e que possamos aprender junto com as pessoas investigadas uma maneira de nos aperfeiçoarmos em todas as etapas de nosso curso, construindo um novo pensar em relação à educação.

1- DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA.

Quando se fala em educação, se fala da base de uma sociedade, o professor estimulando o aluno para uma formação futura; todos somos alvos de um processo educativo, pois vivenciamos experiências de aprendizagem em diversos setores de convivência, e na escola esses desafios são maiores, pois a convivência com as demais pessoas nos leva a aprender cultura e etnias diferentes havendo uma integração entre elas. O ensino tem uma ligação completa com a educação, pois elas estão inseridas em um mesmo contexto, pois se não há ensino, não haverá educação. O professor deve partir primeiro de investigar, conhecer, se tornar cumplice dos alunos, para que com isso possa aplicar as dinâmicas corretas, ocorrendo que também deve ser de conhecimento do professor o nível social que o aluno está inserido, a pesquisa por sua vez é a busca de soluções para um determinado problema proposto, é investigar de várias maneiras, questionar. Buscando questionar, investigar, construir novos conhecimentos para modificar ou propiciar melhoria a realidade investigada.

Concluindo assim, educação, ensino e pesquisa estão ligados um ao outro, para se ter educação, precisamos de conhecimentos, no qual o ensino está inserido, e assim há automaticamente a aprendizagem. Nesse contexto a pesquisa serve para que essa aprendizagem tenha êxito, pois se busca novas descobertas e só há essas descobertas, investigando e buscando solucionar problemas nas diferentes etapas que se tem no ensino, com isso não há educação sem ensino e sem ensino não há pesquisas.

1.2 PESQUISA ENQUANTO PRINCÍPIO EDUCATIVO

O professor tem que se atualizar frequentemente, aprendendo, estudando, pesquisando, pois com as novas tecnologias, as técnicas aplicadas para o ensino estão evoluindo, um professor que não se atualiza, não motivará o aluno, não despertando o interesse dele pela busca de conhecimento.

Quando um professor ensina o aluno a fazer pesquisa, ele está motivando os alunos a serem leitores, capazes de construir suas próprias habilidades de solucionar problemas. O professor tem que ter preparo para refletir junto com o aluno a busca de soluções, e ter a seu alcance suporte e recursos para que ele e seu aluno aprimore seus conhecimentos.

1.3 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PROFISSÃO DOCENTE

O oficio de professor no Egito Antigo estava ligado ao uso do discurso, falar bem consistia no conteúdo e no objetivo do ensino. A educação assumia a missão de preparar os dirigentes para serem os futuros membros dos conselhos constituídos pelos nobres, muitas vezes, o ensino era realizado por prisioneiros de guerras, que na condição de escravos, ensinavam a ler e a escrever as primeiras palavras, sendo esses prisioneiros pertencente a elite da sociedade. Na Grécia Antiga, a educação enfatizava a formação do homem culto, os nobres, mestres da retórica, tinham como condições fundamentais do ensino a arte de usar a palavra, de compor discursos, poemas, manter uma conversação, mostrar erudição. Os primeiros mestres gregos foram os de música e de ginástica. O ensino era organizado com o início do aprendizado do bê-á-bá, que alfabetizava o cidadão, seguia a gramática que instruía; a escola de Roma, era muito semelhante à grega, na qual proliferavam os preceptores em espaço privado, individualizado.

Na Idade Média, a educação tinha a finalidade de formar cristões, os mestres daquele período eram os Clérigos, padres das paróquias e dos mosteiros, que muitas vezes aprendiam a ler, pois predominavam a alfabetização na época. O fortalecimento das corporações de oficio e aparecimento de universidades, por volta do ano 1000 geraram uma modificação da educação realizada.

As reformas religiosas ocorridas no século XVI produziram uma renovação no ensino,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com