TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO PROFESSOR SOB UMA PERSPECTIVA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

O TRABALHO DO PROFESSOR SOB UMA PERSPECTIVA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Podemos conceituar a Transposição Didática, como a mediadora da transformação do saber científico em saber escolar.

Para que haja esta transformação de saberes, o professor deverá estar também aberto às transformações, com um olhar em uma perspectiva inovadora, e sempre adentrando por novos caminhos.
        O desafio da ensino-aprendizagem é muito grande, e cabe ao professor ter zelo e competência sobre o que está sendo ensinado, pois o saber é a ponte entre o professor e o aluno, logo o saber precisa ser levado ao aluno de maneira eficaz, permitindo que ele aprenda os conteúdos em sua totalidade.
        A maneira com que se ensina deverá sempre ser uma grande preocupação do docente, pensar, observar, provocar mudanças em suas práticas de ensino, ter clareza de que seu trabalho está tendo êxito na vida do aluno, possibilitando transformá-lo e inová-lo.
        Para acontecer a Transposição Didática, requer que o Professor além de ampliar seus conhecimentos no que se refere a outras áreas de estudo, também desenvolva habilidades pedagógicas que possibilitem que ele saiba fazer a contextualização dos conteúdos.

É importante citar algumas das várias competências a serem desenvolvidas pelos professores, para que aconteça a Transposição Didática, tais como:

  • Saber selecionar quais conhecimentos são relevantes.
  • Saber relacionar conteúdos das disciplinas com movimentos da atualidade.
  • Selecionar contextos, problemáticas e abordagens que sejam pertinentes à aprendizagem.
  • Articular no trabalho de sua disciplina, as contribuições de outras disciplinas e de outras áreas do conhecimento.

Vale ressaltar que o docente precisará ter um olhar amplo, entendendo que entre os alunos existem diferentes indivíduos, com capacidades de aprendizagens  também diferentes, por isso, ao lecionar de uma forma bem dinâmica, ele deverá procurar meios para atender a todas as necessidades.

Para o sucesso da Transposição Didática na vida do aluno, é preciso observar seus comportamentos, entender qual  é a sua reciprocidade ao aplicar tal conteúdo, pois algumas vezes eles podem se sentirem desestimulados, muitos não veem sentido em estudar determinadas disciplinas e até perguntam para quê servem estes conteúdos para sua vida social e profissional. É aí que entra esta grande ferramenta, a Transposição Didática, onde cabe ao professor ajudar o aluno a reconhecer ou identificar os saberes que já possuem acerca daquele elemento novo que está sendo introduzido. Fazer com que ele entenda este paralelo entre o aprendizado novo e o que já conhece daquela situação, aguçar a curiosidade e o interesse sobre o aquele assunto. Assim  o aluno descobrirá de uma forma lúdica e prazerosa, que aquela disciplina é realmente importante para ele.

A partir deste pressuposto, podemos perceber a suma importância em transpor a didática com responsabilidade, e se o professor não dominar este conceito, suas aulas serão desarticuladas, com conteúdos ultrapassados, desvinculados da realidade, e não irão contribuir para uma transformação, e sim para o fracasso do aluno.

Portanto, o professor precisa se conscientizar em buscar desenvolver novas competências, buscar constantemente o desenvolvimento como profissional, estudando e se capacitando. Entendendo que o desenvolvimento de competências é estudar continuamente, formar-se continuamente, aprofundar-se, buscar, pesquisar, envolver-se, enfim, fazer valer esta ferramenta, a Transposição Didática, para que o aluno, o professor, a escola, o mundo, sintam a influência de uma educação de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com