TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXALTAÇÃO DA DELICADEZA E FIDELIDADE DA FIGURA FEMININA NA OBRA A VIUVINHA DE JOSÉ DE ALECAR

Por:   •  3/4/2018  •  Artigo  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

A EXALTAÇÃO DA DELICADEZA E FIDELIDADE DA  FIGURA FEMININA NA OBRA  A  VIUVINHA DE JOSÉ  DE ALECAR

Jonatã Pereira de Abreu

Marcelo de Souza Freitas

Acadêmicos de Licenciatura em Letras/Literatura

UERR – Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista-RR.

Orientadora:

Rosidelma pereira fraga.

Professora Msc. Disciplina: Literatura brasileira l

Resumo

O presente artigo, resultado de uma pesquisa  bibliográfica, pretende estudar e analisar como o  romance, A viuvinha  de José de Alencar possui uma característica comum presente na obra alencariana: a ênfase em um estilo  que enaltece a mulher, destacando a sua delicadeza a natureza e o amor. Nesse estilo, o autor de O guarani desenvolve um tipo de realismo que não se atém apenas à descrição, mais procura dá a ela um contorno poético.

PALAVRAS-CHAVE: A viuvinha, figura feminina, José de Alencar.

ABSTRACT

This article,   the result  of a bibliographical research aims to study and analyze how the novel, the little widow of José de Alencar has a common feature present in alencariana work: the emphasis on a style that praises the woman , highlighting their delicate nature and love. In this style, the author of The Guarani develops a kind of realism that does not hold only the description, more demand gives it a poetic outline.

KEYWORDS : The little widow , female figure, José de Alencar .

Introdução

      Este artigo, resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre obra a viuvinha de Jose de Alencar, teve como objetivo analisar e identificar a exaltação da fidelidade e delicadeza da figura feminina dentro da obra. A personagem Carolina e a peça chave, sendo a principal fonte da pesquisa. A presente analise foi motivada a parti dos debates em sala na disciplina de literatura brasileira I, sobre a exaltação da figura feminina de certos autores dos diversos períodos da literatura brasileira principalmente o romantismo, que tem como um dos maiores colaboradores Jose de Alencar. É importante ressaltar que o texto está organizado na estrutura a seguir: introdução, considerações e analise a respeito da figura feminina na  obra e conclusão.

      A obra completa de José de Alencar, e tão diversa e composta por uma  extensa variedades , crônicas, cartas, peças e romances, que  compõe um acervo de grande valor para a literatura para a brasileira. Porém, devemos observa um traço marcante em suas obras. O seu estilo gracioso, a forma como descrevia as personagens femininas, sempre com um toque de poesia. Por exemplo:

Ao cair da tarde, havia de descobrir na última, das janelas  o vulto gracioso de uma menina que aí se conservava imóvel até seis horas, e que, retirando-se ligeiramente, vinha pela portinha do jardim encontrar-se com um moço que subia a ladeira e oferecer-lhe modestamente a fronte, onde ele pousava um beijo de amor tão casto que parecia antes um beijo de pai ( Alencar 1857 p.01)

1.Considerações e analise a respeito da fidelidade e delicadeza da figura feminina em A viuvinha

          Alencar era adepto do romantismo e tinha uma graciosidade particular, sempre incrementando um tom poético em suas descrições. Ao desenvolver esse estilo, Alencar foi alvo de críticas por parte dos adeptos da escola realista que ganhava destaque no decorrer do século XIX no Brasil. Para aqueles que defendiam uma presença maior de descrições minuciosas e de explicações para o enredo das histórias, os romances alencarianos pecavam por não fornecerem tais informações e por não se submeterem a esse formato.

 

          Neste trabalho, focaremos no traço que evidencia a fidelidade e delicadeza da figura feminina na obra em análise demostrando essa vertente na descrição da natureza e na reflexão sobre a mulher, o amor e o casamento. Nesse  estudo, observamos  que mesmo apesar da crítica, Alencar moldou na sua própria escrita um realismo poético, no qual a sublimação da escrita é o que prevalecia.

 

              Em A viuvinha  encontramos exemplos de reflexões direcionadas por uma  elevação da figura da mulher, do amor e da natureza:

Dizem que há um momento em que toda mulher é bela, em que um reflexo ilumina o seu rosto e dá-lhe esse brilho que fascina; [...] Há também um momento em que as mulheres belas são anjos, em que o amor casto e puro lhes dá uma expressão divina.

Um espetáculo majestoso se apresentava diante de seus olhos; aos toques da luz do sol parecia que essa baía magnífica se elevava do seio da natureza com os seus rochedos de granito, as suas encostas graciosas, as suas águas límpidas e serenas. (ALENCAR, 2010,p. 35-46).

             Observa-se que o campo semântico utilizado nessas reflexões é de exaltação, singeleza e beleza. Percebe-se ao logo do desenrolar da obra que Jorge antes de ser envolvido pelo amor, era um homem que vivia caprichosamente, frequentando em bailes, na vida elegante do Rio de Janeiro. Contudo, após conhecer Carolina e se apaixonar, e sua vida ser impregnadas pelo desejo de viver por esse amor.

              Em  A Viuvinha, a personagem Carolina é a imagem de uma mulher romântica, virgem e inocente, que fora criada nos ideais católicos. Com a força do amor ela regenera Jorge, um homem que tinha os ideais corrompidos, e que, ao ser reabilitado, transformou-se em ideal masculino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com