TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO

Artigos Científicos: A EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Desde que o petróleo foi descoberto, no final do século XIX, foi consumido pela sociedade de forma abundante, principalmente na atual sociedade industrial e de consumo. Na década de 70 descobriu-se que o petróleo é uma fonte esgotável, tal afirmação elevou o preço do produto, em pouco mais de sete anos o preço do barril de petróleo praticamente triplicou.

Isso provocou o aumento do valor do produto primário de países subdesenvolvidos, superando os produtos industrializados oriundos de países desenvolvidos.

Foram vários os fatores que propiciaram a elevação do preço do petróleo, dentre eles podemos citar a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), formada pelos principais produtores de petróleo do mundo para unificar o preço do produto, promovendo um cartel internacional e controlando a oferta do produto no mercado.

O petróleo também serve como instrumento político para exercer pressão sobre as grandes potências mundiais. Estados Unidos e Europa apoiaram Israel na guerra contra os Árabes, fornecendo armamentos, tal fato irritou os países Árabes, que utilizou o petróleo como meio de atingir as nações que apoiavam Israel, pois diminuíram a produção e elevaram os preços. Entre as décadas de 80 e 90 várias oscilações no valor do petróleo ocorreram.

As crises do petróleo podem ser provocadas por conflitos no Oriente Médio, que limita a produção e eleva o valor. O nível de consumo de um importador interfere no preço, o que reforça a lei da oferta e procura.

Ao analisar esses fatos, que muitas vezes provocam divergências, dá para imaginar o que acontecerá quando esse recurso esgotar, pois estimativas revelam que o combustível se findará daqui a 70 anos, aproximadamente, o que forçará o homem a buscar novas alternativas de fonte de energia.

Com o petróleo a um preço mais alto, será inevitável ocorrer uma substituição tecnológica (tal como carros elétricos a substituir os carros de motor de combustão interna) e a substituição do combustível (tal como o gás natural a substituir o petróleo). O desafio de mudar para fontes de energia alternativas enquanto está em declínio uma fonte especialmente importante, neste caso o petróleo, não deve ser subestimado.

2 JUSTIFICATIVA

A importância que tem o petróleo em nossa existência é imensa: e não só por que faz mover os automóveis, os navios, os aviões, mas, também, porque ele tem uma infinidade de aplicações e empregos, tanto que podemos dizer que os produtos derivados do petróleo são utilizados, sob as formas mais diversas, praticamente em tudo.

O petróleo é matéria-prima de muitos materiais, como, por exemplo, plásticos para saquinhos, enchimento de colchões, combustíveis, lubrificantes, solventes, tintas, fertilizantes, processos químicos, lubrificantes, asfalto, materiais sintéticos, adubos, etc. E ainda objetos que usamos no dia-a-dia, como o chiclete, o batom, o pneu do carro, etc.

Fica claro que, é esta matéria-prima que faz das nossas vidas aquilo que são. E é por causa do petróleo que o nível de vida que vivemos hoje, faria inveja a qualquer rei do passado.

Mas, se todo o petróleo existente no planeta for extraído e consumido, qual será a consequência, ou o impacto natural desse ato?

Se este precioso líquido viesse a faltar, as nossas cidades, as nossas indústrias, os meios de transportes parariam como por efeito de uma mágica, e uma súbita paralisia bloquearia quase todas as nossas atividades. Até mesmo a indústria farmacêutica de cosméticos e veterinária utiliza subprodutos dos derivados de petróleo.

Acreditamos que com a iminente crise de petróleo que já está se aproximando (já que as reservas exploradas atualmente estão escassas), nós não temos outra escolha se não encontrar outros meios de viver sem ele, afinal, nem o pré-sal vai durar para sempre.

Não devemos temer a nada, mas é importante viver com prudência. Enquanto estamos vivendo o presente, é nosso dever zelar para que exista um futuro. E que esse futuro seja de paz, saúde, felicidade e harmonia para tudo e para todos.

3 PROBLEMAS

A atual crise do petróleo não é resultado das tensões geradas por algum país árabe em conflito com potências ocidentais, mas um problema de aumento da demanda e falta de estoques. O acelerado crescimento nos EUA gerou um forte aumento do consumo de derivados de petróleo.

O primeiro choque do petróleo ocorreu em 73, quando os países produtores diminuíram a produção elevando o preço do barril de US$ 2,90 para US$ 11,65 em apenas três meses. Em 79, a paralisação da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com